Pe. Naim Shoshandy, sacerdote siro- católico iraquiano, gravou um vídeo onde canta o Pai Nosso em aramaico, língua falada por Jesus, a fim de ajudar na campanha de reconstrução da sua cidade natal, Qaraqosh, que foi invadida pelo Estado islâmico (ISIS).

O vídeo foi divulgado pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) da Espanha, em sua conta no Twitter, como parte da iniciativa “Ajude-os a voltar”.

No texto que acompanha as imagens, ACN escreveu: “Assim os cristãos do Iraque rezam o Pai Nosso, na língua aramaica, língua materna de Jesus”.

O projeto “Ajude-os a voltar” busca reconstruir mais de 13 mil casas cristãs em nove lugares da Planície de Nínive, invadida pelo ISIS em meados de 2014 e libertada do controle dos jihadistas em outubro de 2016.

Os terroristas destruíram as igrejas, as empresas e as casas dos cristãos.

Os jihadistas obrigaram os cristãos a abandonar os seus bens. As pessoas que permaneciam nas cidades sequestradas tinham que pagar um imposto de submissão. Muitos fiéis morreram por não renunciar a sua fé e converter-se ao Islã.

O diretor da ACN Espanha, Javier Menéndez Ros, afirmou na apresentação deste projeto que “não nasceu na mesa de um escritório na Europa, mas responde ao desejo de milhares de famílias cristãs iraquianas que estão deslocadas na Jordânia, na Turquia, no Líbano e no Curdistão iraquiano e que pediram ajuda para voltar para suas casas, para seus lares”.

Explicou que o objetivo é fazer com que “o cristianismo novamente esteja presente nesta terra, da qual foi expulso”.

Pe. Naim Shoshandy teve que fugir de Qaraqosh, cidade com o maior número de cristãos. Além disso, os terroristas mataram o seu irmão por ser cristão.

Em um testemunho recentemente na Espanha, Pe. Shoshandy assegurou que ele perdoou os jihadistas e disse que os refugiados cristãos querem voltar para casa.

A ACN informou que até o mês de novembro, cerca de 6.330 famílias voltaram para a Planície de Nínive.

Em 8 de dezembro, foi inaugurada a igreja de São Jorge na aldeia de Teleskuf, primeiro templo católico da Planície de Nínive reconstruído, com a ajuda da ACN, após a expulsão do Estado Islâmico (ISIS) da região em outubro de 2016.

A Fundação Pontifícia indicou ao Grupo ACI que deseja colaborar na restauração de uma igreja siro-católica e outra ortodoxa na região.

Confira também: