Em uma emotiva cerimônia de despedida na Catedral de Santa Maria do Mar, o Cardeal Ricard María Carlés, Arcebispo emérito de Barcelona, chamou os catalães a manter a unidade na fé nos "tempos difíceis que se aproximam".

Durante sua homilia, o Purpurado agradeceu “tudo o recebido nestes  14 anos"  e assegurou que embora houve desgostos "o mais abundante foi a bondade de Deus".

O Arcebispo catalão aproveitou também a emotiva ocasião para "pedir perdão" a seus fiéis se é que em alguma ocasião "não pude ser o rosto do Pai, que os fiéis mereciam".

P Cardeal Carles pediu também aos arcebispos e bispos da Catalunha, especialmente das novas dioceses criadas da antiga Arquidiocese de Barcelona, que se mantenham unidos, especialmente nestes momentos, "já que hoje, a missão dos bispos é mais difícil que nunca".

"Os homens passam mas a Igreja continua", disse, para acrescentar que  "os novos pastores virão em breve e embora sempre estarei perto de vós, deixai-me que vos repita os três conceitos que vos propus no início de meu ministério aqui: identidade, comunhão e evangelização", concluiu.

O Arcebispo emérito, como Cardeal,  residirá em Barcelona mas prosseguirá com suas viagens a Roma já que pertence a dois dicastérios do Vaticano relacionados com assuntos organizacionais e econômicos.

Em 27 de maio de 1990, quando tomou posse da Arquidiocese em sucessão de Narcís Jubany,  o então Arcebispo Carles apelou à unidade da diocese. Falou da necessidade “da unidade de todos os membros conscientes da Igreja e de um forte amor entre eles”. Pediu a “todos os cristãos intensificar as ações de caráter social frente aos problemas de marginalização e pobreza”.

O Cardeal Carlés é sucedido no cargo pelo Arcebispo Lluís Martínez Sistach.

Segundo pessoas próximas ao Purpurado, este tirará um período  para visitar sua recordada Tortosa. Também  visitará Valência e Madri onde vivem seus familiares; e no futuro, desejaria dirigir exercícios espirituais e talvez escrever um livro sobre Jesus Cristo.

Também segundo seus colaboradores, o Cardeal Carlés "rezará e voltará a ler São João da Cruz que é um de seus autores preferidos".