Um boato atribui ao Papa Francisco uma mensagem que diz: “O Natal é você” que vem circulando nas redes sociais e através do serviço de mensagens de WhatsApp e E-mail.

O texto começa com uma frase que o Santo Padre efetivamente disse: “O Natal geralmente é uma festa barulhenta: seria bom fazer um pouco de silêncio para ouvir a voz do Amor”.

Entretanto, o resto da mensagem nunca foi pronunciada pelo Papa.

“O Natal normalmente é uma festa barulhenta, bem faríamos se fizéssemos um pouco de silêncio para ouvir a voz do Amor”.

“O Natal é você, quando você decide nascer de novo todos os dias e deixar que Deus entre em sua alma. A árvore de Natal é você, quando resiste vigorosamente aos ventos e as dificuldades da vida”, assinala o texto atribuído ao Santo Padre, mas teria sido escrito por outro sacerdote.

Precisamente no final de 2015, o Vaticano havia advertido aos fieis católicos que tomassem cuidado com as doces palavras falsamente atribuídas ao Papa Francisco.

“Se as palavras atribuídas ao Papa não aparecem nos meios oficiais do Vaticano, especialmente no site oficial da Santa Sé, é muito possível que sejam falsas”, assinalou nesse então a News.va, site oficial de informações do Vaticano.

Em certa ocasião, a Santa Sé advertiu que “estes tipos de textos que circulam pela internet atribuídos ao Papa Francisco geralmente não mencionam a data e a ocasião na qual pronunciou essas palavras”.

Portanto, o Vaticano pediu que se comprove a veracidade das mensagens atribuídas ao Papa na internet através dos sites oficiais da Santa Sé, como a conta de Twitter do Papa Francisco @Pontifex_pt, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página do Facebook de News.va, o jornal do Vaticano L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e o aplicativo para celulares e tablets ‘The Pope App’, administrado pelo News.va.

Confira também: