Em uma mensagem de vídeo dirigida aos habitantes de Bangladesh, o Papa Francisco destacou o caráter evangélico e pastoral da viagem que realizará ao país de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2017 e recordou que sua visita “quer confirmar a comunidade católica de Bangladesh em sua fé e testemunho do Evangelho”.

O Santo Padre destacou: “Venho como ministro do Evangelho de Jesus Cristo para proclamar a sua mensagem de reconciliação, perdão e paz”. Nesse sentido, destacou que o Evangelho “ensina a dignidade de todo homem e mulher e nos chama a abrir nossos corações aos outros, especialmente aos mais pobres e necessitados”.

Embora o encontro com os católicos seja o principal objetivo da viagem, o Pontífice assinalou que, ao mesmo tempo, deseja se encontrar “com o povo inteiro”, ao qual enviou “algumas palavras de saudação e amizade”.

“De maneira especial, desejo encontrar o povo inteiro, de modo especial as lideranças religiosas em Ramna. Vivemos em uma época em que os cristãos e os homens de boa vontade são chamados, em todos os lugares, a promover a recíproca compreensão e o respeito, a ampararmo-nos uns aos outros como membros da única família humana”.

Finalmente, o Papa Francisco agradeceu a todos aqueles que estão trabalhando na preparação da viagem: “Sei que muitos em Bangladesh estão trabalhando com esforço para preparar minha visita e lhes agradeço. Peço a cada um que reze para que os dias em que estarei com vocês possam ser fontes de esperança e de encorajamento para todos. Sobre vocês e suas famílias, invoco as divinas bênçãos de alegria e de paz! Até logo!”.

O Santo Padre chegará a Bangladesh depois da sua visita apostólica a Mianmar de 27 a 30 de novembro. Esta viagem aos dois países asiáticos, embora tenha um caráter apostólico, ocorrerá no contexto da crise humanitária que afeta ambos os países como consequência da chegada de milhões de refugiados muçulmanos a Bangladesh, pertencentes ao povo rohingya, que fogem da violência e da perseguição que sofrem em Mianmar.

Confira também: