O Escritório Numismático e Filatélico do Vaticano lançará no dia 23 de novembro deste ano um selo comemorativo do 450º aniversário de nascimento de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Como em outras ocasiões, a Santa Sé quer recordar um dos santos mais importantes da história da Igreja.

São Francisco de Sales nasceu em Thorens-Glières (França) em 21 de agosto de 1567 em uma família antiga e nobre.

O santo viveu o seu ministério sacerdotal com a firme decisão de proteger a Igreja de Roma da reforma de Calvino. “São Francisco de Sales, Doutor da Igreja, foi um dos pais da espiritualidade moderna e influenciou as maiores figuras do século XVII na Europa”, assinala o Escritório Filatélico do Vaticano.

“O amor de Deus foi o argumento com o qual converteu muitos fiéis que se separaram da comunhão católica. Muitas congregações se inspiraram nele, entre elas, a Família Salesiana fundada por São João Bosco, que o escolheu como padroeiro, porque ele era um dos santos mais venerados de Piemonte, ou porque influenciava com princípios de afetividade, otimismo e humanismo cristão que eram o alicerce do sistema pedagógico de Dom Bosco”.

Francisco de Sales foi beatificado em 1662 e três anos depois canonizado pelo Papa Alexandre VII. Marco Ventura o representa com o estilo de um vitral antigo, com uma pluma em sua mão, como padroeiro dos jornalistas e escritores, e esta é precisamente a imagem escolhida para o selo.

Confira também: