No mês em que se recordou o centenário da última aparição da Virgem Maria na Cova da Iria, o Santuário de Fátima disponibilizou aos internautas a possibilidade de fazer uma visita online à exposição que aborda exatamente o conhecido milagre do sol.

“As Cores do Sol – a luz de Fátima no mundo contemporâneo” é o título da exposição temporária que foi inaugurada em novembro de 2016 e segue aberta ao público que visita o Santuário mariano de Portugal até o dia 31 de outubro de 2018.

Agora, quem não tem a oportunidade de ir até Fátima, também pode conhecer a mostra que evoca o milagre do sol de maneira virtual, por meio do site que traz as informações sobre a exposição, bem como leva a uma experiência de percorrer os corredores e conhecer as obras.

O site está disponível em português, inglês, espanhol, polonês, alemão, italiano e francês.

De acordo com o Santuário de Fátima, assim como as outras sete exposições temporárias desenvolvidas entre 2010 e 2017, esta mostra também pretende estar acessível ao maior número de visitantes, o que passa a ser ainda mais potencializado através da internet. Até ao dia 4 de outubro, a exposição física contou com 232.138 visitantes.

“As Cores do Sol” tem como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o milagre do sol.

Esta exposição, explica o Santuário, “pretende recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

“A partir desta memória, o visitante terá consciência de que o milagre do sol não foi o momento de clausura da história das aparições, mas o dia inicial de uma história em que o peregrino passa a ser verdadeiro protagonista”, afirma.

Trata-se, conforme indicam, da exposição mais ambiciosa já promovida pelo Santuário de Fátima, contando com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais e do mundo civil.

No Santuário de Fátima, a exposição segue aberta ao público até 31 de outubro de 2018, com entradas livres, das 9h às 19h, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, no Convivium de Santo Agostinho.

Na internet, é possível navegar pelas “As Cores do Sol – a luz de Fátima no mundo contemporâneo” através do site: http://ascoresdosol.fatima.pt/visita/?startscene=p1.

Confira também: