O centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida serão ligados por um velejador português que cruzará o Atlântico em uma jornada solitária de aproximadamente um mês e meio.

Ricardo Diniz deverá sair no dia 29 de outubro do porto de Peniche, em Portugal, rumo a Salvador (BA), no Brasil.

Mas, antes de iniciar este trajeto marítimo, no último domingo participou da Santa Missa no Santuário da Cova da Iria, onde recebeu uma imagem da Virgem de Fátima, a qual o acompanhará em todo o percurso.

A imagem foi abençoada ao final da Missa e entregue ao velejador pelo reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas. Trata-se de uma réplica de 70 centímetros de  altura, oferecida pelo Santuário de Fátima.

Após a celebração, o atleta postou em sua página de Facebook uma foto com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e disse que o momento em que a recebeu foi de “uma emoção que não tem explicação”.

“Meu coração ficou tão feliz, mas eu não conseguia parar de chorar”, contou.

Mas, a jornada de Diniz não será apenas no mar e não começará somente dia 29. Pelo contrário, teve início logo após a Santa Missa na Capelinha das Aparições, quando ele já saiu a pé de Fátima para Peniche, em uma peregrinação pessoal de mais de 80 quilômetros.

“E a caminhada continua entre Fátima e Peniche, rumo ao Brasil. Um grande abraço de coração cheio a esse povo irmão! Comigo na minha mochila a bandeira de Portugal e do Brasil”, postou Diniz nesta segunda-feira, juntamente com uma foto da Virgem de Fátima e das duas bandeiras.

Quando chegar a Peniche, a imagem ficará exposta na Igreja de São Pedro e, no dia 29 de outubro, estando o clima favorável, seguirá a bordo junto com Ricardo Diniz rumo a Salvador (BA).

O veleiro, de acordo com a agência Ecclesia, do episcopado português, estará coberto de flores e, em vez das tradicionais estampadas e logos de patrocinadores, terá as palavras fé, paz e amor, em português e inglês.

Após cruzar o Atlântico e chegar a Salvador, Diniz entregará a imagem de Nossa Senhora de Fátima às autoridades eclesiásticas locais.

Para realizar esta jornada, o velejador português conta, essencialmente, com doações de compatriotas e também de fiéis brasileiros, “que consideram esta viagem muito bonita e simbólica”, ressalta Ecclesia.

Confira também: