A agência vaticana Fides informou a recente morte de dois bispos chineses que sofreram anos de trabalhos forçados sob o regime comunista.

Em 13 de agosto faleceu Dom Silvestro Li Jiantang, Arcebispo Emérito de Taiyuan, na província de Shanxi (China continental). Ele tinha quase 93 anos e morreu onde foi hospitalizado há muito tempo devido ao seu frágil estado de saúde.

Dom Li nasceu em 23 de dezembro de 1925, na aldeia de Dongergou, província de Shanxi. Em 1939, entrou no seminário menor de Santo Antônio, na diocese de Yüci, em Shanxi.

Foi ordenado sacerdote em 16 de março de 1956. Foi pároco de Nanjiaowufuying. Durante 14 anos, de 1966 a 1980, foi obrigado a realizar trabalhos forçados devido à sua fé.

Ele foi consagrado Arcebispo de Taiyuan em 18 de dezembro de 1994, realizou o seu ministério episcopal com grande zelo pastoral e fidelidade à Sé Apostólica até o dia 4 de novembro de 2013, quando renunciou por ter completado 75 anos de idade.

Entre 1996 e 2008, Dom Silvestro Li Jiantang fez parte do Conselho de Governadores do Seminário de Shanxi, do qual também foi Reitor de 2000 a 2001. Também fundou o Seminário Menor de Taiyuan e o Instituto Religioso Diocesano Nossa Senhora das Sete Dores.

No dia 17 de agosto, na catedral de Taiyuan, celebraram uma Missa de sufrágio pelo prelado, em seguida, seu corpo foi transportado para a sua cidade natal de Dongergou para a última homenagem dos fiéis e a celebração do funeral em 19 de agosto.

Em seguida, foi enterrado no cemitério diocesano, na área reservada aos sacerdotes.

A Arquidiocese de Taiyuan, que foi missão dos Frades Menores Franciscanos Italianos, tem 25 paróquias, 69 sacerdotes diocesanos, 15 seminaristas, 3 comunidades religiosas e aproximadamente 100 mil fiéis.

Em 14 de agosto, às 08h25, faleceu na cidade de Urumqi, Dom Paolo Xie Tingzhe, Bispo e Prefeito Apostólico de Xinjiang Urumqi, em Xinjiang (China Continental).

O Prelado nasceu em 2 de janeiro de 1931, na cidade de Lanzhou, província de Gansu. Desde pequeno expressava o seu desejo de consagrar-se a Deus. Em 1945, entrou no seminário menor de Lanzhou e, em 1950, foi admitido no seminário maior, onde permaneceu até 1958 quando foi fechado devido à “revolução cultural”.

Em 1961, foi detido e confinado em um campo de trabalho forçado em Urumqi, até o final de 1979.

Pouco depois da sua libertação, em fevereiro de 1980, aos 49 anos, foi ordenado sacerdote pela diocese de Fengxiang, em Shaanxi. Dedicou-se, entre outras funções, a formar candidatos para o sacerdócio.

Em 25 de novembro de 1991, foi consagrado Bispo e Prefeito Apostólico de Xinjiang-Urumqi.

O Bispo sempre mostrou seu grande amor a Deus e à Sé Apostólica, inclusive durante os anos de confinamento, resistindo às ameaças em meio a um território predominantemente muçulmano.

A Missa de exéquias pelo Bispo falecido foi celebrada em 16 de agosto e logo depois enterraram as suas cinzas no cemitério de Dongshan.

A Prefeitura Apostólica de Xinjiang-Urumqi, anteriormente missão dos Padres Verbitas, tem 21 paróquias, 23 sacerdotes diocesanos, 2 comunidades religiosas, 1 lar de idosos e cerca de 10 mil fiéis.

Confira também:

Mais em