O Bispo Auxiliar do México, Dom Marcelino Hernández Rodríguez, afirmou que “a violência no lar se reflete em toda a pátria” e a solução começa na família porque nela se constrói o coração do homem.

Indicou que o narcotráfico e a violência são um problema sério, mas para combatê-los, se deve apostar pelo anúncio da mensagem de paz, justiça e amor “que Deus nos dá” e que “tem mais força que um fuzil”, em alusão aos pedidos de certos setores pela militarização do país.

Terminada a Missa dominical, Dom Hernández declarou à imprensa que a violência que se vive em todo o país provém do “desmoronamento da família”. Por isso, aproveitando o Dia do Pai, o Prelado convidou a orar e fazer “todo o possível para que a violência diminua”.

“Se perdermos a base (os valores que se inculcam no lar), perdemos todo o edifício. Por isso são importantes os ensinos dos papais, seus exemplos no lar”, acrescentou.

Sobre o programa “o México Seguro” que se aplica na fronteira norte, assinalou que primeiro se devem esperar os resultados antes de aplicá-lo em outras partes do país. Entretanto, voltou a recalcar que “se não acabarmos com a violência do coração do homem, tampouco vamos ter paz no exterior”.