O Papa Bento XVI permanecerá na cidade alemã de Colônia de 18 a 21 de agosto para participar da XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2005), conforme confirmou nesse meio-dia o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls.

O porta-voz vaticano anunciou que na sua primeira viagem fora da Itália, o Papa partirá do aeroporto romano de Ciampino às 10h (08.00 GMT) da quinta-feira 18 de agosto para chegar ao aeródromo de Colônia-Bonn duas horas depois.

Segundo o plano da viagem difundida pela Santa Sé, na sexta-feira 19 de agosto o Pontífice se deslocará em automóvel até Bonn, distante uma meia hora. Ai se entrevistaria com o presidente alemão, Horst Koehler.

Anteriormente se tinha informado que a entrevista com Koehler teria lugar na Vila Hammerschmidt, antiga Sede presidencial em Bonn, cidade onde o hoje Bento XVI morou entre 1959 e 1963 e de cuja universidade foi professor de Teologia.

Na tarde desse mesmo dia, o Papa retornará a Colônia. no domingo 21 às 19.15 (17.15 GMT) pegará o avião de volta a Roma para chegar ao aeroporto romano duas horas depois.

A visita a seu país natal será a primeira viagem ao estrangeiro do Pontífice e seu segundo deslocamento fora de Roma. O passado 29 de maio viajou a Bari (sul da Itália) para encerrar o Congresso Eucarístico Nacional.

A JMJ, instituída por João Paulo II, converteu-se em um dos encontros mais significativos e massivos do Papa com os jovens. Este ano se espera a mais de um milhão de jovens na cidade alemã.

Bento XVI viajará a Colônia desde sua residência de verão em Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, onde passará os meses do verão até finais de setembro.

De 11 a 28 de julho veraneará na região alpina italiana do Vale de Aosta, na localidade de Les Combes, o mesmo lugar que João Paulo II costumava visitar.