A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) lançou uma iniciativa pastoral a favor do matrimônio, para que mais pessoas conheçam e entendam que “é uma instituição humana e uma realidade sacramental”.

A iniciativa, que se iniciará neste ano e é promovida pela Comissão de Matrimônio e Vida familiar, surge dos prelados como resposta ao debate sobre o matrimônio e aos pseudos “matrimônios” de pessoas do mesmo sexo.

O escritório de vida familiar da arquidiocese de Cincinnati desenvolveu o enfoque pro-vida com uma publicação titulada "Orientações para a preparação ao Matrimônio durante a vida”. O documento foi aprovado pelo Arcebispo da cidade, Dom Daniel Pilarczyk e poderia ser utilizado para o programa nacional.

As bases para este programa foram tiradas da encíclica do João Paulo II, Familiaris Consortio, onde o falecido Pontífice afirma que a preparação para o matrimônio cristão é uma travessia de fé que dura toda a vida e que deve ser sustentada pelas paróquias.

O programa foi dividido em quatro áreas: resolução de conflitos, comunicação, sacramentos e, espiritualidade e intimidade. Também sublinha as necessidades para o desenvolvimento em cada etapa da vida, expõe sugestões para os pais, catequistas e ministros. Deste modo proporciona material que pode utilizar-se para explicar cada lição e para ajudar em sua incorporação no programa paroquial.