O Papa Francisco nomeou 9 novos membros para a Congregação para a Evangelização dos Povos, o Dicastério da Cúria cuja tarefa é a propagação da fé em todo o mundo.

Os 9 membros nomeados pelo Santo Padre são o Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero; Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica; Cardeal Dominique Mamberti, Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; Cardeal Jean Zerbo, Arcebispo de Bamako, Mali; Cardeal Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, Vigário Apostólico de Paksé, Laos.

Também foram nomeados Dom Giuseppe Lazzarotto, Arcebispo titular de Numana e Núncio Apostólico; Dom Mario Giordana, Arcebispo titular de Minori e Núncio Apostólico; Dom Adriano Bernardini, Arcebispo titular de Faleri e Núncio Apostólico; e Dom Vincenzo Paglia, Presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

A Congregação para a Evangelização dos Povos tem a responsabilidade concreta de coordenar todos os projetos missionários, dar diretrizes às missões, promover a formação do clero e das hierarquias locais, incentivar a criação de novos institutos missionários e prestar apoio material às atividades missionárias.

A Congregação foi criada em 1622 sob o nome ‘Propaganda Fide’, através da bula Inscrutabili Divinae.

A partir desse ano, converteu-se na ferramenta do Santo Padre e da Santa Sé para o exercício da jurisdição sobre todas as missões e colaboração missionária.

Confira também: