25 mil pessoas assistiram à Missa de beatificação de três sacerdotes poloneses, que foi presidida ontem pelo Arcebispo de Varsovia, Cardeal Jòzef Glemp, em representação do Papa Bento XVI.

A Eucaristia se oficiou na Praça Pilsudski da Varsovia e nela se elevaram aos altares a Ladislaus Findysz, mártir, Bronislao Markiewicz, fundador da Congregação de San Miguel Arcanjo e Ignacy Klopotowski, fundador da Congregação das Irmãs de Loreto.

O P. Klopotowski morreu em 1931. Organizou vários orfanatos e centros de ajuda para os desempregados, e publicou diversos boletins que ofereciam ajuda espiritual.

Ladislau Findysz foi um sacerdote perseguido pelo serviço segredo comunista. Foi detido em 1963 e enviado a prisão por ter mandado cartas nas que urgia a seus fiéis a emendar a própria vida. Foi liberado em 1964, pouco antes de morrer  Findysz é o primeiro mártir polonês do regime comunista que é beatificado, conforme explica rádio Vaticano. "É um sacerdote herói”, afirma o Bispo Edwars Nowak, secretário da Congregação para a Causa dos Santos”. "Como menino e depois como jovem, pessoalmente pude ver isso”, indicou à emissora.

Bronislao Markiewicz ajudou a vários orfanatos e aos delinqüentes juvenis. Faleceu em 1912.