A Igreja celebra a Festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel e por isso o Papa Francisco explicou na homilia na Missa da Casa Santa Marta quem são eles e convidou a procurá-los quando se precise de ajuda.

Os fiéis e os anjos “cooperamos juntos para o desígnio de salvação de Deus”, afirmou. “Somos – por assim dizer – ‘irmãos’ na vocação. E eles estão diante do Senhor para servi-lo, louvá-lo e também para contemplar a glória do rosto do Senhor. Os anjos são os grandes contemplativos. Eles contemplam o Senhor; servem e contemplam. Mas também o Senhor os envia para nos acompanhar no caminho da vida”.

E os 3 arcanjos “têm um papel importante no nosso caminho rumo à salvação”. “O Grande Miguel é que declara guerra ao diabo”, ao “grande dragão”, à “velha serpente” que “perturba a nossa vida”.

O Papa recordou o livro de Gênesis e como Eva se deixou seduzir pela serpente para que comesse do fruto proibido. “Esta é justamente a palavra do diabo. Vence-nos com a sedução e, depois, nos acusa diante de Deus: ‘É meu. Eu o levo comigo’”.

“E Miguel declara guerra. O Senhor lhe pediu que declarasse guerra. Para nós que estamos em caminho nesta vida rumo ao Céu, Miguel nos ajuda a declarar guerra ao diabo, a não nos deixar seduzir”.

O arcanjo Gabriel “traz as boas notícias; aquele que levou a notícia a Maria, a Zacarias, a José”: a notícia da salvação. Também nos recorda que “Jesus veio conosco” para nos salvar.

O terceiro arcanjo é Rafael, aquele que “caminha conosco” para nos proteger da “sedução de dar um passo errado”.

“Miguel, ajude-nos na luta; cada um sabe qual luta tem em sua vida hoje. Cada um de nós conhece a luta principal, que faz arriscar a salvação. Ajude-nos. Gabriel, traga-nos notícias, traga-nos a Boa Notícia da Salvação, que Jesus está conosco, que Jesus nos salvou e nos dê esperança. Rafael, segure a nossa mão e nos ajude no caminho para não errarmos a estrada, para não permanecermos parados. Sempre caminhando, mas ajudados por ti”.

Leitura comentada pelo Papa:

Ap 12, 7-12a

7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12aPor isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele”.

Confira também: