As bibliotecas do sul dos Estados Unidos começaram a colocar entre seus textos, alguns livros gays para crianças, o que gerou grande controvérsia nas comunidades locais.

O representante republicano, AG Crowe, recentemente redigiu uma resolução solicitando às bibliotecas que não deixem ao alcance das crianças livros com conteúdos homossexuais.

Conforme indica um artigo publicado pelo Jake Tapper e Clayton Sandell, Crowe decidiu a medida logo depois de receber a queixa de um pai porque seu filho tinha levado a casa uma cópia de “Rei e Rei” da biblioteca local. O livro para pré-escolares, publicado por São Francisco's Ten Speed Press, relata a história de um príncipe que se apaixona por outro príncipe.

"Quando um livro de tão estranha natureza, ofensivo, encontra-se em uma biblioteca de uma zona do país que é considerada conservadora, gera-se certo assombro nas pessoas. Vai contra nossos valores familiares que tanto entesouramos aqui em Louisiana”, assinalou Crowe a ABC News.

Muitos pais expressaram sua desaprovação a este tipo de livros. Situações similares se produziram nos estados de Arkansas, Alabama e Oklahoma.

Sally Kern, republicana representante do Oklahoma, apresentou um projeto de lei em maio, que foi finalmente aprovado. Com esta lei, as bibliotecas devem “confinar os livros com temas homossexuais e qualquer outro tipo de material inadequado para menores, em uma zona a que só possam ter acesso os adultos”.

"Embora é um livro escrito para crianças, trata temas que são para adultos”, declarou Kern logo depois da aprovação da lei de sua autoria, em referência a Rei e Rei.

Agora o debate transpassou o nível estatal e já é nacional. O mês passado, o republicano Walter Jones propôs uma legislação federal que exigiria conformar comitês estatais de pais de família para que se encarreguem de selecionar os textos escolares e não escolares que devem estar nas bibliotecas.