No dia 11 de setembro foi comemorado na Argentina o “Dia do Mestre”, ocasião em que vários bispos do país aproveitaram para saudar e agradecer aqueles que realizam este trabalho.

“Ser professor é uma grande vocação que humildemente tenta imitar o grande Mestre, nosso Senhor Jesus Cristo que, com paciência, entrega e dedicação, formou os seus discípulos”, disse o presidente da Comissão Episcopal de Educação, Dom Eduardo Martin.

Em uma saudação aos professores, o Arcebispo de Rosário recordou-lhes que “eles têm em suas mãos a vida das crianças e dos jovens para ajudá-los a crescer”.

Por esta razão, rezou “para que ilumine as suas mentes e encha os seus corações do fogo do seu amor, para que possam cumprir totalmente esta bela e grande missão de educar nossos filhos”.

Por sua parte, o presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral Social, Dom Jorge Lozano, assinalou que o Dia do Mestre em 11 de setembro e o Dia do Professor em 17 de setembro “ajudam a prestar atenção nos docentes e no evento educacional”.

O Prelado destacou o trabalho dos professores de nível inicial e primário, que “têm a linda missão, às vezes árdua e difícil, de iniciar as crianças nos valores humanos e evangélicos como um belo ensinamento para a vida”.

A infância, explicou Dom Lozano, “é o momento para descobrir Jesus como um amigo e ajudar a aproximar-se da sua Palavra. De mostrar aqueles valores que às vezes vêm da própria família e outros devem ser incorporados na escola”.

“O quanto é importante a educação para o amor! A educação sexual integral”, exclamou.

Em seguida, indicou que na adolescência e na juventude, a tarefa do docente “é orientada a poder fortalecer aqueles valores adquiridos nos primeiros anos da escola”.

“Mas também abertos à transcendência; à busca de um novo mundo; para poder sonhar com a paz, a justiça, a liberdade; todos os anseios e sonhos colocados por Deus no coração humano”, acrescentou.

Nesse sentido, disse que “nessas buscas profundas, a tarefa do professor é mostrar horizontes de sentido, apontar alto, buscar os ideais mais nobres e mais importantes”.

Finalmente, o Bispo de Morón, Dom Jorge Vázquez, manifestou o desejo de aproximar-se “de coração a todos os nossos professores, que trabalham dia a dia pelo bem, a fim de que haja homens e mulheres de bem”.

De acordo com o Bispo, o trabalho do docente “é uma vocação que procura humanizar”, especialmente quando se é cristãos, porque “além do mais é um Mestre que nos ensina o caminho do amor”.

“O ensinamento fundamental que também surge do próprio testemunho e da própria relação com os jovens, com as crianças, é essa relação de amar, de amor ao próximo”, sublinhou.

Finalmente, Dom Vásquez os encorajou a “caminharem juntos, a fim de assumir isso com novo entusiasmo, conscientes de que estamos fazendo o bem para toda a humanidade”, concluiu e enviou a sua benção.

Confira também: