À sua chegada a Medellín, a cidade mais católica da Colômbia, o Papa Francisco celebrou uma multitudinária Missa no aeroporto Enrique Olaya Herrera, onde propôs três atitudes chave para viver o discipulado: ir ao essencial, renovar-se e envolver-se.
 
Segundo cifras da prefeitura do Medellín, compareceram 1.293.000 pessoas à Eucaristia que se celebrou no dia da festa de São Pedro Claver, um sacerdote e missionário jesuíta espanhol que entregou sua vida para aliviar o sofrimento dos escravos na região de Cartagena.
Ao início da Missa o Papa pediu desculpas aos presentes pelo atraso de sua chegada por causa da chuva e agradeceu a todos por “sua paciência, por sua perseverança e por sua coragem”.
 
A celebração se emoldurou na jornada “A vida cristã como discipulado” e em sua homilia, o Santo Padre sublinhou 3 atitudes “que temos que plasmar em nossa vida de discípulos”.
Em primeiro lugar “ir ao essencial”, quer dizer, “ir ao profundo, ao que conta e tem valor para a vida”.
 
O Pontífice advertiu que o discipulado não pode ser “um apego frio a normas e leis”, tampouco “um cumprimento de certos atos externos”, nem “pode ser motivado simplesmente por um costume”.
 
O discipulado “a experiência da presença amigável, viva e operante do Senhor, uma permanente aprendizagem por meio da escuta de sua Palavra”, explicou. 
A segunda atitude é “renovar-se”, não segundo o próprio desejo mas guiados “pelo Espírito” e “sem apartar-se da esperança transmitida pela Boa Notícia”.
 
“A renovação não nos deve dar medo. A Igreja sempre está em renovação”, que “supõe sacrifício e valentia, não para considerar-se melhores ou mais pulcros, mas para responder melhor ao chamado do Senhor”, explicou.
 
A terceira atitude é “envolver-se, embora para alguns isso pareça sujar-se ou manchar-se”.
“Hoje nos é pedido crescer em arrojo, em uma coragem evangélica que brota de saber que são muitos os que têm fome, fome de Deus, quanta gente tem fome de Deus!, fome de dignidade, porque foram despojados”, disse o Papa.
 
“Irmãos, a Igreja não é uma alfândega, quer as portas abertas porque o coração de seu Deus não está não só aberto, mas transpassado pelo amor que se fez dor”, expressou.
“A Igreja não é nossa, irmãos, é de Deus; Ele é o dono do templo e do plantio; todos têm capacidade, todos são convidados a encontrar aqui e entre nós seu alimento.”, sustentou.

Mais em

Ao finalizar a Missa, o Arcebispo do Medellín, Dom Ricardo Antonio Tobón Restrepo, expressou ao Papa “o mais vivo agradecimento por seu fecundo ministério e por sua presença benfeitora em meio de nós”.
 
“Há 31 anos recebíamos aqui São João Paulo II e hoje nos enche de gozo e de esperança sua presença”, disse Dom Tobón.
 
Como mostra de agradecimento, o Arcebispo de Medellín entregou ao Santo Padre uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, Padroeira de Medellín, para que “ela guie seus passos, mantenha seu ardor, seja doçura e consolo nos momentos de prova da sua fecunda missão apostólica”.
 
Confira: