No final da Missa presidida na quinta-feira, 7 de setembro, no Parque Simón Bolívar, em Bogotá (Colômbia), o Papa Francisco recebeu um grupo de bispos da Venezuela que o informou sobre a grave crise no país sul-americano.

Em declarações ao Grupo ACI, o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa, afirmou: “Para nós é um imenso prazer poder nos encontrar com o Santo Padre, apesar de que o interesse do Papa seja especialmente a Colômbia, ele teve a gentileza de nos conceder um momento para conversarmos com ele”.

Durante o encontro, explicou o Purpurado, os prelados puderam “manifestar o carinho do povo e dos bispos venezuelanos e expressar a nossa preocupação pela situação difícil que o povo da Venezuela está vivendo”.

Por outro lado, o Arcebispo de Mérida, Cardeal Baltazar Porras, disse ao Grupo ACI que foi “um verdadeiro presente que, em meio a esta visita (à Colômbia) tenha dedicado alguns momentos aos cinco bispos venezuelanos que vieram ao país”.

“A informação é mútua e o que seguramente sentimos é esta serenidade e apelo a uma esperança de continuar servindo aos mais pobres e mais necessitados” na Venezuela, disse o Cardeal.

O Papa Francisco recebeu os cardeais junto com outros três bispos: Dom José Luis Azuaje, Primeiro Vice-Presidente da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV); Dom Mario Moronta, Segundo Vice-Presidente do CEV; e Dom Jesús González de Zarate, Bispo Auxiliar de Caracas.

Durante o encontro, explicou o site da CEV, o Pontífice também pediu aos bispos para que mantenham a atitude que assumiram até agora, acompanhando as pessoas e defendendo os seus direitos.

No final do breve encontro, o Papa abençoou os bispos e todo o povo da Venezuela e reiterou o seu pedido para que rezem por ele.

“Sua benção nos acompanhará nestes momentos difíceis”, disseram os bispos.

Álvaro de Juana colaborou nesta notícia.

Confira também: