De 25 a 27 de agosto, jovens de diferentes Arquidioceses e Dioceses da Venezuela se reuniram no primeiro encontro de Sentinelas 2.0, um programa que busca levar a mensagem evangelizadora de Cristo às plataformas digitais.

O programa nacional liderado pelo Departamento de Adolescência e Juventude da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV) é inspirado no versículo de Isaías 21,6: "Porque o Senhor me disse: Vai postar uma sentinela! Que ela te anuncie o que vir!”.

Segundo explicou a organização em um comunicado, o programa “busca promover a área de comunicação e tecnologia como resposta à realidade da juventude na Igreja venezuelana, a fim de ser um método de alcance atual da mensagem evangelizadora de Cristo”.

Deste modo, pretende “incentivar a troca de opiniões, experiências, informações, ideias, conhecimento e cultura de partilha, através de diferentes meios”.

Neste primeiro encontro, foi lançado o programa nacional, assim como a apresentação da organização e das diferentes áreas de serviço para a formação das equipes.

O “sentinela” será um jovem nomeado pelas Secretarias da Pastoral Juvenil das arquidioceses, dioceses ou vicariatos apostólicos do país.

“Ele poderá receber acompanhamento e ferramentas da missão e a tarefa do Sentinela ideal, inspirados no dinamismo missionário que deve levar consigo, a fim de manter viva, nos espaços de comunicação, a Igreja jovem na Venezuela”, assinalaram.

Este jovem “deve estabelecer e ser responsável por uma equipe de Sentinelas, vigiar com ardor apostólico, criatividade e compromisso as redes de comunicação da Pastoral Juvenil”.

Durante este evento, também foi realizado o relançamento do site da Pastoral Juvenil.

Finalmente, o diretor de mídia da Conferência Episcopal Venezuelana e assessor deste programa, Pe. Pedro Pablo Aguilar, falou sobre o tema “Comunicar a esperança e a confiança em tempos de crise”, quando os jovens apresentaram propostas concretas de ação pastoral nesta área.

Confira também: