O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes celebrará em 20 e 21 de junho o primeiro Encontro Internacional de Pastoral para a liberação das mulheres da rua.

Tem se previsto a participação de umas cinqüenta pessoas de 24 países, em representação das conferências episcopais, congregações religiosas, associações e instituições. A maior parte procede do continente europeu, mas também há  representantes latino-americanos, africanos e asiáticos.

Conforme informou o dicastério, "o objetivo deste encontro é a cooperação coordenada das forças já comprometidas em primeira linha a ajudar pastoralmente às mulheres em situações difíceis. Os aspectos do problema vão desde o drama da prostituição, à exploração, ao tráfico de mulheres e ao turismo sexual. Na base do fenômeno estão também as migrações, as carências familiares e sociais, os problemas econômicos e o predomínio do sexo na vida moderna".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Esse fenômeno envolve cada ano a um milhão de pessoas, especialmente mulheres e crianças. Estima-se que só na Tailândia existem entre 150 e 200 mil mulheres nas ruas, das quais 35 mil são menores de 18 anos.

O cardeal Stephen Fumio Hamao, presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes, apresentará o tema do encontro e o Arcebispo Agostino Marchetto, secretário desse dicastério, explicará o programa de trabalho e analisará o problema em seus diversos aspectos.