O encerramento do Centenário das Aparições de Fátima no dia 13 de outubro contará com a “estreia absoluta” de ‘Salve Regina’ e ‘The Sun Danced’, obras encomendadas pelo Santuário mariano de Portugal a Eurico Carrapatoso e a James MacMillan, respectivamente.

O dia 13 de outubro marca a última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria em 1917. Naquela ocasião, aconteceu o episódio conhecido como o “milagre do sol”, testemunhado por mais de 70 mil pessoas, que viram, depois de uma chuva, o sol aparecer como um disco opaco, girando no céu. Os pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia tiveram a visão da Virgem Maria e de São José com o Menino Jesus abençoando as pessoas dentro ou junto do sol.

O concerto de encerramento do Centenário será realizado pelo coro e orquestra Gulbenkian, com a direção da maestrina Joana Carneiro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a partir das 18h30. Terá ainda a participação da soprano Elisabete Matos.

De acordo com o santuário, o evento será transmitido ao vivo para o Recinto de Oração, “para que todos os peregrinos possam usufruir de mais este momento musical que celebra o Centenário das Aparições da Virgem aos três Pastorinhos”.

Sobre a obra ‘The Sun Danced’, explica o santuário, ela foi composta por James MacMillan após uma “investigação” de campo realizada durante maio de 2015.

Quando visitou Fátima o compositor declarou: “Eu acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital”.

“Poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça é benéfico. As ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente”, assinalou MacMillan, “reconhecido pela expressão pública das suas convicções religiosas”.

Confira também: