A Santa Sé divulgou os logos da viagem do Papa Francisco a Mianmar e Bangladesh, do dia 27 de novembro a 2 de dezembro.

Embora os desenhos sejam diferentes, ambos os logos tentam transmitir valores comuns como a harmonia, a paz e o amor em duas sociedades muito diferentes, mas que compartilham seu pluralismo étnico e religioso, assim como a vontade de ambos os povos de estabelecer uma convivência em um contexto de diversidade.

Logo da viagem a Mianmar

Como símbolo do terreno comum que o cristianismo e o budismo compartilham como religiões de paz e baseadas no amor, a forma do logo da viagem do Papa a Mianmar é um coração com as cores da bandeira nacional e da bandeira do Vaticano. Desta forma, buscam evidenciar as fontes de onde aprendem o respeito mútuo e a aceitação entre cristãos e budistas.

De fato, o lema da visita é “Amor e Paz”, recordando assim que a paz cristã é fundamentada no amor. Não há paz sem amor.

Dentro do coração, ao lado esquerdo, está o mapa de Mianmar desenhado com diferentes cores que representam a sua diversidade étnica, formada por 8 grandes grupos tribais e 135 outros grupos étnicos que falam diferentes idiomas, dialetos e possuem diversas culturas.

No lado direito do coração, aparece o Papa Francisco levantando uma pomba branca, reforçando a sua presença em Mianmar como um mensageiro de paz: a visita do Santo Padre pretende promover amor e paz em Mianmar.

Logo da viagem para Bangladesh

O emblema da viagem do Santo Padre a Bangladesh é uma pomba da paz que, assim como no logo de Mianmar, busca destacar o Papa como embaixador da harmonia e da paz nesta terra. Recordando assim que a sua presença é uma celebração alegre para a nação e para a Igreja no país.

Dentro da pomba foi desenhada uma cruz que surge do interior de uma flor de Shpala, a flor nacional de Bangladesh. A cruz simboliza a presença de Cristo e o amor de Deus pela humanidade.

A flor de Shpala recorda o espírito de harmonia e a união de um país multicultural e multirreligioso. Também simboliza a vida e a esperança manifestadas por meio da fé do povo.

O logo foi desenhado com as cores da bandeira nacional de Bangladesh e misturado com as cores da bandeira da Santa Sé.

O lema da viagem, “Harmonia e Paz”, busca enfatizar os valores de união espiritual presentes na sociedade do país.

Confira também: