Em uma videomensagem enviada aos estudantes do centro universitário do complexo penitenciário de Ezeiza, na Argentina, o Papa Francisco expressou a sua alegria pelos progressos que os presos que fazem parte deste projeto de reintegração social tiveram através da educação universitária.

“Os detentos estão cumprindo uma pena, uma pena por um erro cometido”, advertiu o Santo Padre. “Mas não esqueçamos que, a fim de que a pena seja fecunda, deve se ter um horizonte de esperança, do contrário permanece fechada em si mesma e é somente um instrumento de tortura, não é fecunda. Pena com esperança, então é fecunda”.

O Pontífice, de fato, refletiu em sua mensagem sobre a esperança daqueles que foram condenadas à prisão por um crime como um elemento essencial no seu processo de reabilitação e reintegração na sociedade.

Para poder alimentar essa esperança na reintegração social, o Papa Francisco assinalou que é essencial o treinamento social, “olhando para o futuro”. “Isso é o que vocês estão fazendo”, disse aos estudantes do centro penitenciário que fez um acordo com a Universidade de Buenos Aires a fim de proporcionar aos presos a possibilidade de estudar o ensino superior.

Nesse sentido, o Pontífice felicitou os presos porque “desde já estão se inserindo com os estudos, com a Universidade de Buenos Aires, estão olhando para a reinserção social”. Deste modo, a pena que eles devem cumprir pelos seus crimes, “é uma pena com esperança, uma pena com horizonte”.

Francisco garantiu que está informado acerca das atividades e iniciativas que são realizadas na prisão graças a ligações que costuma-se fazer à prisão aos domingos, e mostrou sua alegria pela “existência desse espaço de trabalho, de cultura, de progresso, um sinal de humanidade".

De modo especial, felicitou os responsáveis ??pela nova oficina de música que começou a ser ministrada como outro elemento do processo de formação e de reintegração social.

Do mesmo modo, afirmou que o que está acontecendo nesta prisão “é um sopro de vida”. “A vida é um presente, mas um presente que temos de conquistar todos os dias.”, sublinhou.

“É-nos presenteado, mas devemos conquistá-lo todos os dias. Devemos conquistá-lo em cada passo da vida. Um presente que não é fácil conservar. Coragem todos os dias! Dificuldades, todos as temos, muitas, porém cuidemos desse presente que é a vida e o façamos crescer, cuidemos dele e o façamos florescer”.

“Os problemas existem e existirão – concluiu o Pontífice –, mas o horizonte é maior do que os problemas, a esperança supera todos os problemas”.

Confira também: