A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todos os fiéis a uma Jornada de Oração e Jejum pelo país, entre os dias 1º e 7 de setembro, diante do “momento difícil e de apreensão” pelo qual se está passando.

Em carta enviada aos Bispos do Brasil, a presidência da CNBB explica que decidiu mobilizar os cristãos a rezar pelo país, após análise da realidade brasileira feita na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral, nos dias 10 e 11 de agosto.

“A realidade econômica, política, ética vem acompanhada de violência e desesperança”, assinala a carta aos bispos.

A data escolhida como Dia de Oração é o 7 de setembro, porque marca a Independência do Brasil, sendo comemorado o Dia da Pátria.

Para o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, a Jornada de Oração é uma oportunidade para os cristãos e as pessoas de boa vontade que querem um Brasil melhor.

“Nós estamos necessitados de um novo Brasil, mais ético; de uma política mais transparente. Nós não podemos chegar a um impasse de acharmos que a política pode ser dispensada. A política é muito importante, mas do modo do comportamento de muitos políticos, ela está sendo muito rejeitada dentro do Brasil”, assinalou ao site da CNBB.

De acordo com Dom Steiner, a expectativa é “que esse dia de jejum e oração ajude a refletir essa questão em maior profundidade”.

A Conferência enviou também aos Bispos uma oração, a mesma sugerida por ocasião da Solenidade de Corpus Christi, com uma pequena adaptação na última prece.

Confira a seguir a oração completa:

JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL

Semana da Pátria – 1º a 07 de setembro de 2017

07 de setembro – dia da Pátria: Vida em primeiro lugar

“A paz é o nome de Deus” (Papa Francisco)

Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, pedindo a bênção da paz para o Brasil.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Para construirmos a justiça e a paz, em nosso país, necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Nós cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos.

Mais em

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Neste ano em que celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, queremos seguir o exemplo de Maria, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo.

Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)

Confira também: