Uma árvore caiu sobre uma multidão que participava da maior festa religiosa da região da Madeira, em Portugal, deixando 12 mortes e de 52 feridos, nesta terça-feira, conforme informa a imprensa local até o momento.

A árvore de grande porte caiu sobre a multidão que participava do arraial de Nossa Senhora do Monte, na freguesia do Monte, concelho do Funchal, na ilha da Madeira. As pessoas estavam na porta da Igreja aguardando para a saída da procissão.

De acordo com o site Diário de Notícias, entre os 12 mortos registrados até o momento está uma criança.

A árvore que desabou se trata de um carvalho de 200 anos, que caiu pela raiz. Testemunhos indicaram que a árvore estaria presa por cabos e que seu tronco estaria oco.

Logo após o ocorrido, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, expressou através de sua conta no Twitter, as “condolências pelas vítimas do acidente na Madeira”. “Os meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu.

Segundo o primeiro-ministro, o governo de Portugal “disponibilizou apoio médico face ao elevado número de vítimas. O Ministério da Saúde está em permanente contato com a Secretaria Regional de Saúde Madeira”.

De acordo com a imprensa portuguesa, estava no local do acidente o Bispo de Funchal, Dom António Carrilho, que presidiu a Santa Missa da Festa de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Diocese, antes da procissão, que foi cancelada.

Também se encontram no local responsáveis por várias entidades governamentais, religiosas e militares, como o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o qual informou que serão decretados três dias de luto na região autônoma.

O Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, expressou sua solidariedade às vítimas. “A fé não é um seguro de vida, mas uma vida segura. A minha oração pelas vítimas do Funchal e seus familiares”, expressou o Prelado no Twitter.

Confira também: