Há alguns dias, um sacerdote compartilhou no seu Facebook uma fotografia das mãos da mãe falecida de um presbítero amigo seu segurando um terço e um pano de linho com um grande significado espiritual, algo que comoveu muitas pessoas nas redes sociais.

Pe. Dave Nix compartilhou em 3 de agosto a fotografia das mãos de Mariann, a falecida mãe de um sacerdote que é seu amigo. A imagem foi compartilhada mais de 2.500 vezes e tem mais de 6 mil reações.

“Estou no funeral da mãe de um bom amigo sacerdote. Há muitos anos, esta mulher esteve presente na ordenação sacerdotal do seu filho. Durante a Missa de ordenação, as mãos dele foram ungidas com o crisma imposto pelo bispo. Esse crisma foi limpo por um tecido chamado manustérgio”, explicou o sacerdote.

O manustérgio é um pano de linho branco usado para limpar o crisma (óleo consagrado) que o bispo usa para ungir as mãos do novo sacerdote na sua ordenação. Seu nome em latim é manutergium: de “manu” e “tergium”, que significa “toalha de mão”.

Pe. Nix conclui a sua explicação destacando que o manustérgio servirá “para mostrar a Deus que (a mãe) não chegará diante dele com as mãos vazias, porque entregou o seu filho para ser sacerdote católico. Descanse em paz, Mariann”.

Segundo assinala uma tradição antiga, quando a mãe se apresentar diante de Deus, Ele lhe dirá: “Eu te dei a vida. O que você me deu?”. Ela entregará o manustérgio e responderá: “Eu te entreguei o meu filho como sacerdote”.

Confira também: