“Família, uma luz para a vida em sociedade”, com este tema tem início no próximo domingo a Semana Nacional da Família no Brasil, que segue até o dia 19, um momento para “olhar para esse dom de Deus”, conforme indicou Dom João Bosco Barbosa de Sousa.

De acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo de Osasco, “a Semana Nacional da Família vem crescendo a cada ano” e chega a sua 26ª edição.

“Muita gente pensa que a família é um problema, que família é crise, algo que prende a liberdade das pessoas. Pelo contrário, família liberta, é um dom de Deus, deve ser o nosso grande motivo de agradecimento ao Deus de amor. A família é o lugar do amor”, ressaltou Dom João Bosco ao site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

De acordo com o Prelado, a intenção é que a Semana Nacional da Família seja um momento de aprofundar as grandes questões que envolvem a família no mundo de hoje. “E as comunidades todas se unem, refletem, estudam, rezam, celebram na Semana Nacional da Família esse grande dom de Deus”.

Em um recente artigo sobre a Semana Nacional da Família, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, deu algumas sugestões para que esta data seja celebrada, pedindo que “os movimentos familiares, encontristas, equipistas e em conjunto com o Setor ou Dimensão da Família e seus vários aspectos da Pastoral familiar trabalhem unidos para testemunhar a vida da família cristã nos tempos atuais”.

O Purpurado recordou que a Igreja no Brasil lança anualmente um subsídio para esta semana, o Hora da Família, que traz a sugestão de “um tema com oração e com reflexão para cada dia”.

Neste ano, os temas sugeridos são: O perfil mariano da Igreja; A família; A necessária mudança de mentalidade e de estrutura; Igreja, comunhão na diversidade; O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação; Serviço cristão no mundo; A família promotora da misericórdia na sociedade.

“Além dos tradicionais encontros celebrativos para o Dia das Mães e o Dia dos Pais, o Hora da Família 2017 traz uma sugestão de Leitura Orante (Lectio Divina) com o tema “Valor e virtude do amor”, a partir do texto bíblico de 1Cor 13. Lembremos das palavras proféticas de São João Paulo II: ‘o futuro da humanidade passa pela família’”, reforça o Arcebispo.

Entre os diversos documentos nos quais estão baseadas as reflexões da Semana Nacional da Família, destaca-se a exortação apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia. Nela, como assinala Dom Orani, o Pontífice lembra que “a alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”.

Recorda ainda, conforme o número 58 da mesma exortação, que “diante das famílias e no meio delas, deve ressoar sempre de novo o primeiro anúncio, que é o ‘mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário’ e ‘deve ocupar o centro da atividade evangelizadora’”.

Confira também: