A polícia de Bell Gardens, em Los Angeles na Califórnia, Estados Unidos, prendeu Maria Mendez, suspeito de roubar dinheiro de doações na igreja católica de Santa Gertrudes.

Em imagens divulgadas recentemente pelas autoridades, é possível ver um homem ingressar na igreja de Santa Gertrudes, ao meio-dia de 15 de junho, e dirigir-se diretamente à caixa onde são arrecadadas doações para pessoas com poucos recursos.

O homem, a quem as autoridades identificaram como Mendez, abriu a caixa de doações e levou seu conteúdo.

Ao sair do templo, em um gesto que os paroquianos classificaram como “uma zombaria”, o delinquente fez o sinal da cruz.

A polícia de Bell Gardens indicou em um comunicado que a prisão foi possível graças à divulgação do vídeo em meios de comunicação locais.

“Um membro do público viu o vídeo nas notícias sobre o ladrão” e “notificou a polícia de Bell Gardens sobre o nome do suspeito, Maria Mendez”.

As autoridades seguiram o rastro de Mendez e o prenderam na noite de 19 de julho, “sem incidentes”.

“Quando foi confrontado com a evidência do vídeo, Mendez admitiu o crime”, indica a polícia em seu comunicado.

Um das fiéis que frequenta a igreja de Santa Gertrudes disse à rede de televisão Telemundo que o gesto de fazer o sinal da cruz após o roubo “é uma zombaria, porque não se deve brincar com Deus”.

Outra paroquiana da localidade assinalou: “Penso pessoalmente que são pessoas que estão mal, usando drogas, andam muito desorientadas, por isso chegam a este ponto de roubar”.

Uma terceira entrevistada da rede de televisão assinalou que o roubo “me dói muito”, e disse que “não devemos permitir isso”.

Confira também: