No próximo dia 2 de agosto, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, presidirá na Basílica de Santa Maria dos Anjos a Missa de encerramento do ano de celebração pelo 800º aniversário do “Perdão de Assis”.

Nesse dia, é comemorada a concessão de indulgência plenária outorgada em 1216 pelo Papa Honório III a pedido de São Francisco de Assis a todos aqueles que ingressam na Porciúncula, uma pequena igreja localizada dentro da Basílica de Santa Maria dos Anjos.

São Francisco apresentou a solicitação ao Santo Padre depois que, na noite de 1º de agosto, Cristo e a Virgem apareceram a ele rodeados de anjos. O santo pediu a Deus que concedesse a indulgência a todos os que entrarem no templo e o Senhor aceitou.

Antigamente, a indulgência só era obtida a partir de meio-dia de 1º de agosto e todo o dia 2 de agosto, visitando a Porciúncula, que está em Assis. Entretanto, agora, os fiéis podem obtê-la visitando nesses dias uma igreja franciscana em qualquer lugar do mundo e cumprindo as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Papa.

No dia 4 de agosto de 2016, o Papa Francisco viajou a Assim como peregrino pelo ano da celebração do 800º aniversário da “Festa do Perdão”, que tinha começado dois dias antes. O Pontífice rezou em silêncio na Porciúncula e enviou uma mensagem aos fiéis, na qual os convidou a não viver fechados no rancor, já que o perdão é o caminho para chegar ao paraíso.

Através de seu site, os frades franciscanos presentes na região de Úmbria, onde está localizada a cidade de Assis, compartilharam o cronograma de atividades para a celebração de encerramento do 800º aniversário do “Perdão de Assis”.

Assinalaram que de 29 a 31 de julho, será realizado um “tríduo preparatório” que será conduzido por ministros gerais dos três ramos masculinos da ordem.

No dia 1º de agosto, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Pe. Michael Perry, presidirá a Missa de Abertura da festa do “Perdão de Assis”. Ao terminar a Eucaristia, será realizada uma procissão com velas e uma vigília de oração.

No dia seguinte, além da Missa presidida pelo Cardeal Parolin às 11h (hora local), chegarão à Porciúncula milhares de jovens que participarão da 37ª Marcha Franciscana, cujo lema e “Um passo adiante”. Também haverá um concerto da banda da Gendarmaria Vaticana.

Nesse dia, são esperados milhares de peregrinos em Assis, como acontece todos os anos durante a celebração desta festa.

Confira também: