Em uma publicação recente em seu blog, o teólogo espanhol José Antonio Fortea lançou duras palavras ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: “Maduro, você é um assassino!”.

“São João Batista disse, ante o povo de Deus, que a relação do rei Herodes com Salomé era ilegal. E eu vou permanecer em silêncio diante das ações de Maduro? Maduro, você é um assassino!”, escreveu o Padre Fortea em seu blog.

Desde que começaram as manifestações contra o governo, no início de abril, em meio a uma repressão violenta, calcula-se que aproximadamente 100 pessoas morreram na Venezuela.

No domingo, 16 de julho, durante a consulta popular na qual a grande maioria dos venezuelanos manifestou o seu rechaço à Assembleia Constituinte convocada por Maduro, grupos armados que estão do lado do governo atiraram nos cidadãos em Caracas, capital do país.       

Os venezuelanos atacados se refugiaram na Igreja do Carmo, onde o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa, havia celebrado a Missa. Devido ao tiroteio, uma pessoa morreu.

Em seu post, intitulado “Nicolás Maduro, onde você está? Já não te vejo”, Pe. Fortea disse ao presidente da Venezuela que ele “está condenado, porque todos os assassinos estão condenados. O sangue derramado de uma centena de filhos de Deus clama vingança contra você”.

“Muitos políticos falam de diálogo. Talvez os homens da Igreja sejamos os únicos que podemos dizer o evidente, o que todo mundo pensa: ‘Como se pode negociar com o teu sequestrador’”, indicou.          

O sacerdote espanhol afirmou que Maduro “sequestrou milhões de pessoas”.

“Os políticos continuarão dizendo as suas mensagens politicamente corretas. A minha mensagem é outra: Você é um condenado e o castigo de Deus continua o seu caminho para você”, assinalou.

“Toda a minha compaixão e o meu carinho para as famílias que choram pelos seus falecidos. Todo o meu apoio e amor aos que choraram pelos seus falecidos nas últimas semanas”, acrescentou.

Em seguida, Pe. Fortea dedicou alguns versículos do Salmo 37 às “vítimas indefesas” na Venezuela: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado”.

“Confia no Senhor e faze o bem. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. (...) O ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

Mas os mansos herdarão a terra. (...) O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia”, concluiu.

Confira também: