O Papa Francisco nomeou como novo Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé Dom Giacomo Morandi, até então subsecretário desta Congregação. Desta forma, recebeu a dignidade de Arcebispo.

Em 1º de junho, o Pontífice nomeou como novo Prefeito Luis Francisco Ladaria Ferrer, que era Secretário da mesma, e substituiu o Cardeal Gerhard Ludwig Müller.

Dom Giacomo Morandi nasceu em 24 de agosto 1965 e foi ordenado na Diocese de Modena-Nonantola (Itália), no dia 11 de abril de 1990.

Formou-se em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma em 1992. Obteve o Diploma e o Doutorado em Teologia da Evangelização (Missiologia) na Pontifícia Universidade Gregoriana em 2008.

Foi Vigário Episcopal para a catequese, evangelização, cultura e Arcipreste do Capítulo da Catedral e Vigário Geral da Arquidiocese de Modena-Nonantola.

É professor de Sagrada Escritura no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Modena, e de Exegese Patrística no “Atelier de Teologia Cardeal Spidlìk”, no centro Aletti de Roma.

Foi nomeado subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, em outubro de 2015.

Confira também: