Uma corrente com uma mensagem falsa do Papa Francisco viralizou através das redes sociais, especialmente no serviço de mensagens WhatsApp, na qual supostamente incentiva a que “não viva somente pelos filhos”.

“Olhem que beleza”, começa a mensagem que viralizou, “hoje o Papa pediu aos pais para que não vivam somente pelos filhos”.

A corrente assegura que Francisco disse aos pais de família que, se vivem “somente pelos teus filhos”, isso “te prejudica”.

“Quando a criança se torna a razão de viver dos seus pais, isso é demais para eles. É como se o trancassem no quarto no qual um dia faltará o ar; embora no princípio possa respirar, chegará o dia em que você começará a sentir falta de ar. Ficará sufocada em meio a tanto ‘amor e cuidado’”.

A origem da mensagem é de 2015 e a sua verdadeira autora é Emperatriz Carrasco, que escreve em um blog chamado ‘Mujeres Ganadoras’. Pouco tempo depois da sua criação, o texto começou a ser atribuído ao Papa Francisco.

Precisamente no final de 2015, o Vaticano havia advertido aos fieis católicos que tomassem cuidado com as doces palavras falsamente atribuídas ao Papa Francisco.

Naquela ocasião, a Santa Sé precisou que “estes tipos de textos que circulam pela internet atribuídos ao Papa Francisco geralmente não mencionam a data e a ocasião na qual pronunciou essas palavras”.

“Porque desta maneira, seria fácil para qualquer pessoa procurar na página oficial da Santa Sé e comprovar se realmente eram palavras do Papa”, assinalou.

O Vaticano pediu, em seguida, verificar a veracidade das mensagens atribuídas ao Papa na internet através das páginas oficiais do Vaticano, como a conta de Twitter oficial do Santo Padre @Pontifex_pt, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página do Facebook de News.va, o Jornal do Vaticano L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV).

Confira também: