O Papa Francisco publicou pela primeira vez um obituário no jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, para expressar sua proximidade a um de seus colaboradores mais discretos, Sandro Mariotti, cujo pai Luigi faleceu na quarta-feira, 5 de julho.

O jornal do Vaticano frequentemente publica mensagens de condolências pela morte de bispos, cardeais, chefes de estado ou personalidades públicas. Entretanto, a versão em Português da Rádio Vaticana destacou disse que “é a primeira vez de um obituário para uma pessoa ‘familiar’”.

“Trata-se de um fato absolutamente incomum”, afirmou também o diretor do L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, à agência de notícias Adnkronos. Disse que algo semelhante ocorreu em 25 de novembro de 2010.

Este foi “um obituário pessoal de Bento XVI pela morte súbita de Manuela Camagni, uma das Memores domini, as assistentes leigas do Papa, que morreu em um acidente de trânsito”.

Nesse sentido, destaca a mensagem de Francisco ao seu colaborador “Sandro Mariotti, conhecido como ‘Sandrone’ (devido aos seus 1,90 de altura), que faz um trabalho discreto e precioso, de confiança e seriedade”.

O texto publicado afirma que “o Santo Padre Francisco, os monsenhores Fabián Pedacchio Leaniz e Yoannis Lahzii Gaid, o Sr. Pier Giorgio Zanetti, os superiores da Prefeitura da Casa Pontifícia, os membros da Câmara Pontifícia são afetuosamente próximos a Sandro Mariotti pela morte súbita do seu pai, na manhã desta quarta-feira, 5 de julho, e garantem as suas orações pelo ente querido”.

No obituário também expressaram suas condolências o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, os superiores e todos os agentes da Secretaria de Estado, assim como o diretor do jornal do Vaticano.

Sandro Mariotti é um dos colaboradores da câmara do Papa Francisco. Também presente durante o Pontificado de Bento XVI, fica perto do Santo Padre durante eventos públicos.

“Todas as manhãs sai de Castel Gandolfo (uma cidade a 25 km de Roma) e deixa a sua esposa e os seus dois filhos para chegar às 7h à Casa Santa Marta, onde vive o Papa. Sandrone é a pessoa mais próxima do Pontífice, é como um anjo da guarda que auxilia em todas as suas necessidades diárias: controla e organiza o seu guarda-roupa, o acompanha em suas viagens e carrega a sua bagagem”, afirma o site miopapa.it.

Além disso, acrescentou, é a pessoa que está junto com Francisco “em audiências e encontros oficiais para receber os presentes oferecidos ao Pontífice e entregar os rosários e medalhas que o Papa dá aos seus hóspedes”.

Confira também: