O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (PCDI) e o Centro de Al-Azhar para o Diálogo enviaram novamente delegações para participar de um encontro bilateral entre ambos os organismos para promover o diálogo entre cristãos e muçulmanos.

A delegação PCDI estava formada por: Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso; Dom Khaled Akasheh, Chefe do departamento para o Islã do PCDI; e Pe. Jean Druel, Diretor do Instituto Dominicano de Estudos Orientais do Cairo.

Do Centro de Al-Azhar para o Diálogo, participaram da reunião o professor Mohey al-Din Afifi Ahmed, Secretário Geral da Academia de Pesquisas Islâmicas de Al Azhar; e o Dr. Kamal Boraiqa Abdelsalam, membro deste centro.

Durante a reunião expressaram a vontade comum de continuar compartilhando reflexões sobre a promoção de um diálogo inter-religioso benéfico e eficaz, centrado especialmente na promoção da paz e na construção de um mundo mais justo.

Este encontro entre ambas as delegações ocorre no contexto do diálogo iniciado entre a Santa Sé e a Universidade de Al-Azhar Al-Sharif, no Cairo (Egito).

A Universidade de Al-Azhar é a mais antiga do mundo islâmico e é o centro teológico-jurídico  de referência para os muçulmanos sunitas. Foi fundada no ano 973, durante a dinastia fatímida.

Estes encontros buscam favorecer a construção de pontes entre o cristianismo e o islamismo para que ajudem a superar desencontros e incompreensões e que contribuam na difusão de uma cultura de paz e de encontro entre as religiões.

Deste modo, tenta-se combater o fanatismo e a violência em nome da religião.

As relações entre a Santa Sé e a Universidade de Al-Azhar são positivas e harmoniosas. Durante sua viagem ao Egito, em abril de 2017, o Papa Francisco fez um discurso nesta Universidade, onde pediu “um ‘não’ alto e claro a todas as formas de violência, de vingança e de ódio cometidos em nome da religião ou em nome de Deus”.

Do mesmo modo, em um encontro realizado no Vaticano em maio do ano passado com o Grande Imã de Al Azhar, o professor Ahmad Muhammad Al Tayyib, o Santo Padre expressou a necessidade de um “compromisso comum das autoridades e fiéis das grandes religiões com a paz no mundo, no rechaço à violência e ao terrorismo”.

Confira também: