Na semana passada, o Bispo de Reykjavik, Dom David Tencer, consagrou na Islândia uma bela igreja de madeira que foi um presente da Igreja Católica na Eslováquia.

Esta igreja de madeira está localizada na cidade de Reyðarfjörður, a aproximadamente 677 quilômetros de Reykjavik, capital da Islândia.

O templo mede 12 metros de altura e tem forma da Cruz de São Damião, também conhecida como a cruz dos franciscanos. Dom Tencer, natural da Eslováquia, pertence a esta ordem religiosa.

A tradição diz que São Francisco de Assis rezava diante desta cruz quando Deus lhe pediu para que reconstruísse a Igreja.

Como a Islândia é uma ilha vulcânica e, por isso, a madeira é escassa, a igreja foi fabricada na Eslováquia, na cidade de Hrinová, localizada na região de Banská Bystrica. A madeira foi extraída das florestas da região Podpol’anie. O templo foi levado de barco em partes até a Islândia e logo foi montado.

Estiveram presentes na cerimônia de consagração do templo, celebrada no dia 17 de junho, o Primeiro Ministro da Eslováquia, Robert Fico, e outros dois membros do governo do país.

Robert Fico expressou o seu entusiasmo de poder fazer parte deste projeto, que foi uma iniciativa da Igreja Católica na Eslováquia, a fim de homenagear o serviço que seus compatriotas estão fazendo na Islândia.

“Através das comunicações com o bispo, conseguimos ajudar de alguma forma através da Igreja Católica Eslovaca. Estou feliz que um pedaço da Eslováquia, proveniente de Hrinová, e que o Bispo, que também é da Eslováquia, esteja representando o nosso país na Islândia”, expressou ao ‘The Slovak Spectator’.

Por sua parte, Dom Tencer indicou que “não encontrarão nenhuma igreja como esta na Islândia”.

O jornal islandês ‘Mbl.is’ indicou que esta nova igreja duplica de 25 a 50 a capacidade de pessoas da antiga capela dos frades capuchinhos. Agora os franciscanos poderão acolher melhor o número crescente de fiéis que veem de diferentes regiões do país para participar da Eucaristia.

Na Islândia existe apenas a Diocese de Reykjavik, que tem seis paróquias para atender uma população total de aproximadamente 350 mil habitantes. Entre eles, apenas cerca de 13 mil são católicos, 280 mil são luteranos e o restante pertence a outras religiões. Muitos católicos no país são imigrantes poloneses que chegaram para trabalhar.

A maioria dos sacerdotes que exercem o seu ministério pastoral na Islândia são de países estrangeiros como Polônia, Eslováquia, Irlanda, França, Argentina, Grã Bretanha e Alemanha.

As ordens religiosas femininas presentes no país são as Missionárias da Caridade, as Irmãzinhas do Coração de Jesus e dos Idosos Desamparados, as Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, a congregação feminina do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) e duas ordens carmelitas.

Dom Tencer expressou ao “The Slovak Spectator’ que “a comunidade católica não é muito grande e este é o seu encanto. Conheço muitos fiéis pessoalmente”.

O pequeno número de católicos no país é porque durante o século XVI o Rei Cristiano III da Dinamarca impôs o luteranismo como religião do Estado. Em 1550, Dom Jon Arason foi decapitado, porque era contra a reforma, e esse foi o último bispo católico até 1929.

Confira também:

Mais em