Na homilia da Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, ao citar o exemplo de São Paulo, o Papa Francisco explicou três características que os sacerdotes devem ter para serem realmente bons pastores.

1. É apaixonado

Depois de destacar que “o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas” e que as não abandona como se fosse “um mercenário”, o Santo Padre disse que a primeira característica é ser apaixonado, “a ponto de dizer à sua gente, ao seu povo: ‘Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor divino’”.

“E esta é aquela característica que nós chamamos de zelo apostólico: não se pode ser um verdadeiro pastor sem este fogo por dentro”, disse o Pontífice em sua reflexão extraída da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

2. Sabe discernir

Um pastor, continuou, é “um homem que sabe discernir”. “Sabe que na vida tem a sedução. O pai da mentira é um sedutor. O pastor, não. O pastor ama. Ama. Ao invés, a serpente, o pai da mentira, é um sedutor. É um sedutor que tenta afastar da fidelidade, porque aquele ciúme divino de Paulo era para levar o povo a um único esposo, para manter o povo na fidelidade ao seu esposo”.

“Na história da salvação – continuou –, nas Escrituras, muitas vezes encontramos o afastamento de Deus, as infidelidades ao Senhor, a idolatria, como se fossem uma infidelidade matrimonial”.

O pastor, então, sabe “discernir onde existem perigos, onde estão as graças… onde está a verdadeira estrada”. “Sempre acompanha as ovelhas: nos momentos belos e também nos momentos difíceis, inclusive nos momentos da sedução, com a paciência os leva ao redil”.

3. A capacidade de denunciar

O Papa Francisco explicou que “um apóstolo não pode ser ingênuo” e deve saber “condenar e dizer ‘isso não’, como os pais dizem ao filho quando começa a engatinhar e vai na tomada para colocar o dedo: ‘Não, isso não! É perigoso!’. Mas me veem à mente tantas vezes aquele ‘tuca nen’ (não toque em nada) que os meus pais e avós me diziam naqueles momentos em que havia um perigo”.

O Bom Pastor sabe denunciar, “com nome e sobrenome”, disse o Papa e em seguida recordou a sua recente visita ao norte da Itália, onde rezou diante dos túmulos de dois sacerdotes do século XX.

Recordando um deles, o Pe. Lorenzo Milani, o Santo Padre se referiu ao seu lema quando ensinava aos jovens: “I care. Mas o que significa? Explicaram-me que, com isso, ele queria dizer ‘eu me importo’. O sacerdote ensina que as coisas deveriam ser levadas a sério, contra o slogan daquele tempo que era ‘eu não me importo’, mas disse em outra linguagem, que eu não ouso dizer aqui. E assim ensinava os jovens a irem avante”.

Também é necessário, prosseguiu, saber denunciar “o que vai contra a sua vida”. E muitas vezes, disse, “perdemos esta capacidade de condenar e queremos levar avante as ovelhas um pouco com aquela ‘bondade’ que não é ingênua”, mas faz mal. Aquela “bondade” para atrair a admiração ou o amor dos fiéis “deixando que façam”.

O Papa Francisco concluiu com uma oração “por todos os pastores da Igreja, para que São Paulo interceda diante do Senhor, para que todos nós pastores possamos ter essas três característica para servir o Senhor”.

Leitura meditada pelo Papa

Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 11,1-11

Irmãos, 1oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. 3Porém, receio que, como Eva foi enganada pela esperteza da serpente, também vossos pensamentos se corrompam, afastando-se da simplicidade e purezas devidas a Cristo: 4De fato, se aparece alguém pregando outro Jesus, que nós não pregamos, ou prometendo um outro Espírito, que não recebestes, ou anunciando um outro evangelho, que não acolhestes, vós o suportais de bom grado. 5No entanto, entendo que em nada sou inferior a esses “super-apóstolos”! 6Mesmo que eu seja inábil na arte de falar, não o sou quanto à ciência: eu vo-lo tenho demonstrado em tudo e de todas as maneiras. 7Acaso cometi algum pecado, pelo fato de vos ter anunciado o evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me a mim mesmo para vos exaltar? 8Para vos servir, despojei outras Igrejas, delas recebendo o meu sustento. 9E quando, estando entre vós, tive alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, pois os irmãos vindos da Macedônia supriram as minhas necessidades. Em todas as circunstâncias, cuidei - e cuidarei ainda - de não ser pesado a vós. 10Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, essa minha glória não me será arrebatada nas regiões da Acaia. 11E por quê? Será porque eu não vos amo? Deus o sabe!

Confira também:

Mais em