O Papa João Paulo II recebeu o recem eleito Presidente de Malta, Edward Fenech Adami, e expressou seu “sincero apreço” pela “firme adesão à fé” e a “dedicação à Igreja” do povo maltês durante sua história.

“Me agrada recebê-lo no Vaticano tão pouco tempo depois de sua eleição e através do senhor, saúdo de todo coração o povo de Malta”, manifestou o Papa al Presidente Fenech e acrescentou que  “sua visita ocorre em um momento importante da história de seu país”.

O Santo Padre explicou que “Malta, ao ocupar o lugar que lhe corresponde na União Européia, tem que desempenhar um papel vital para reforçar a profunda identidade cristã do continente”.

“Neste sentidoo –acrescentou o Pontífice–, gostaria de manifestar o sincero apreço da Santa Sé pelo apoio que sua excelência e o governo de Malta prestaram à inclusão de uma referência à herança cristã da Europa no preâmbulo do Tratado Constitucional da União Européia”.

“Desde os tempos de São Paulo, Malta goza de renome por sua firme aderência à fé. Rezo para que persevere nela e estou seguro de que o povo de Malta, tão conhecido por sua dedicação à Igreja e, em particular, por seu respeito à família, leve aos outros a apreciar mais profundamente a mensagem libertadora do Evangelho”, acrescentou o Papa.

João Paulo II  esteve três vezes em Malta: em maio de 1990 visitou Luqa de caminho a África, em setembro de 1990 e por último em maio de 2001.