O religioso salesiano Angel José Fernández apresentou “Ilusões renovadas”, curta-metragem que ressalta o valor da esperança e o amor e que o Festival de Cinema Independente do Sundance rebatizou como "Anti Mar Adentro".

O filme, apresentado recentemente no Colégio Salesiano de Las Palmas em Grande Canaria, foi apresentado em março, na seção de curta-metragens amadoras do Festival de Cinema Independente do Sundance (Estados Unidos), concurso criado pelo ator Robert Redford.

Em dito evento, a curta-metragem obteve a menção ao valor humano refletido na obra do salesiano. Os organizadores do festival trocaram o título à cinta do religioso como uma alternativa a “Mar Adentro”, do diretor Alejandro Amenábar, que promove a eutanásia exaltando a desesperança e o suicídio assistido.

Em “Ilusões renovadas” se narra a história de Marina e Carlos, um jovem casal de noivos que prometem casar-se, mas um trágico acidente provocará que Carlos entre em coma, sem poder despertar. A noiva tentará por todos os meios acordar a Carlos, sendo fiel ao amor que sente por ele. A cinta expõe o tema da eutanásia e como situar-se diante dela. A protagonista procura respostas na magia ou a psicologia. O encontro com um sacerdote oferecerá luz para enfrentar a situação.

Com o filme quis "transmitir o valor da esperança, do amor e da fé", disse o diretor da curta-metragem. Os atores são jovens que, com suas próprias contribuições, ajudaram os gastos da produção da cinta”.

Além do recente reconhecimento, durante a última edição da Berlinale, o famoso Festival de Cinema de Berlim, e também na categoria amador, um vídeo dirigido pelo Fernández, sobre xenofobia e intolerância, obteve a menção honorífica aos valores humanos. Esse vídeo forma parte de uma série de 16 que ideou e dirigiu o religioso salesiano.