O Bispo de Arica, Dom Héctor Vargas Bastidas, manifestou que em caso de agravar-se a crítica situação na Bolívia, “a Igreja Católica no Chile está preparada para acolher uma eventual migração normal de cidadãos bolivianos”.

“Confiemos em que a sabedoria do povo boliviano e de suas autoridades, consiga evitar danos maiores”, assinalou Dom Vargas e adicionou que “frente a situações que pudessem piorar, nós como sociedade devemos ter a máxima disponibilidade para acolher aos refugiados. Essa é uma norma da ética básica, mas tomara que não se chegue a extremos”.

O Prelado lamentou com preocupação “o que está ocorrendo com a Bolívia, um país com tantas riquezas e belezas naturais, com tanto por contribuir e com um povo tão digno”.

Indicou também que confia na mediação da Igreja na Bolívia; não obstante, ora e convida a todos a rezar ”para que esta instituição tenha as garantias mínimas para levar adiante sua tarefa pacificadora e reconciliadora, pois não é um tema fácil. Espero que à brevidade possam os bolivianos encontrar soluções que lhes permitam armar um itinerário para a plena democracia e a reconciliação da sociedade e de seu progresso, porque se provocam um dano muito grande a si mesmos”.

Deste modo Dom Vargas  particularizou que “ir em caminho contrário é o que menos necessita o povo boliviano, sobre tudo aqueles mais pobres. Devemos orar por eles”.