A Procuradoria Geral do México deteve o falso sacerdote David “N”, conhecido como “o Padre Moncho”, denunciado pela Arquidiocese de Puebla por usurpar as funções ministeriais.

Em um comunicado, a Arquidiocese informou que o falso sacerdote foi preso na última quinta-feira à tarde em uma comunidade conhecida como la Huerta. Fontes da Procuradoria informaram à imprensa local que o sujeito foi levado à prisão regional de Tehuacán.

“A Arquidiocese de Puebla, ligada ao estado de direito, realizou a denuncia às autoridades federais e estaduais de uma pessoa que usurpava as funções de um sacerdote na comunidade de Huehetlán El Grande”, assinalou a Arquidiocese.

Em 30 de janeiro, a Arquidiocese advertiu que um grupo de pessoas “em conflito” havia tomado posse do Santuário do Divino Niño de la Candelaria, localizado na Huehuetlán El Grande. Depois de expulsar o sacerdote responsável, impuseram um falso padre.

“Estamos alertando os fiéis e peregrinos para que não ser surpreendam, pois nos avisaram que o grupo em conflito levou um falso sacerdote que disse que o seu nome é David”, assinalou.

A Arquidiocese indicou que caso já estava “nas mãos das autoridades federais responsáveis, pois os templos são propriedade da nação, sob a proteção e administração da Igreja”.

Segundo testemunhos recolhidos pela imprensa mexicana, o “padre Moncho” pretendia se beneficiar com as doaçoes e outros recursos econômicos do templo.

Confira também: