Irmã Cândida Belloti, a religiosa mais idosa do mundo, faleceu no dia 27 de maio, na cidade italiana de Lucca, aos 110 anos.

A religiosa pertencia à Ordem de São Camilo de Lellis.

Suas irmãs religiosas indicaram em um comunicado, divulgado pela agência de notícias italiana ANSA, que a religiosa “deixou este mundo com a serenidade que sempre a distinguiu em seus 110 anos de vida”.

A vida da Irmã Cândida transcorreu servindo aos doentes nos hospitais de várias cidades da Itália, assim como o fundador da sua Ordem, São Camilo de Lellis. Este santo foi muito conhecido por “se desgastar” pelos doentes, promovendo as bases para a missão do enfermeiro e do capelão de hoje.

É, portanto, o padroeiro dos doentes, dos enfermeiros e dos centros de saúde.

Terceira de 10 filhos, Irmã Cândida sentiu o chamado de Deus aos 16 anos e entrou em um convento aos 22 anos. Desde então, tinha certeza de que Cristo a chamou desde a eternidade.

Em 2014, por ocasião dos 400 anos da morte de São Camilo de Lellis, Irmã Cândida participou da Missa matutina que o Papa Francisco celebrou na Casa Santa Marta e recebeu uma bênção do Papa.

Naquele ano, em declarações ao Grupo ACI a religiosa assegurou que “a verdadeira felicidade é apreciar o momento tal qual Deus nos dá. O que realmente é necessário na vida é dar graças a Deus pelo que Ele nos dá, porque é o único que fará o homem feliz. O homem deve aceitar cada momento que tem e dizer ‘obrigado’”.

Confira também: