Após uma breve cerimônia de despedida a base aérea de Monte Real, o Papa Francisco deixou Portugal, país aos qual chegou para celebrar os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima e para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

O avião partiu às 15h32 (hora local) com destino a Roma, onde chegará depois de três horas de voo. O Santo Padre esteve em Portugal em 12 e 13 de maio.

Embora a viagem tenha tido como motivação inicial a celebração do centenário das aparições da Virgem de Fátima, a cerimônia central aconteceu neste sábado, com a canonização de São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos que viram o receberam as mensagens da Mãe de Deus. Lúcia, a terceira vidente e que posteriormente ingressou na vida religiosa, se encontra em processo de beatificação.

Assim que chegou ao solo português, o Pontífice teve um encontro privado com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa. No dia seguinte, reuniu-se com o primeiro ministro, António Costa.

Em 12 de maio, o Santo Padre visitou a Capelinha das Aparições, onde aconteceu um breve momento de oração para, em seguida, presidir a vigília com milhares de fiéis com os quais rezou o Santo Terço.

No dia seguinte, após o encontro com o primeiro ministro, dirigiu-se ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde rezou diante dos túmulos dos três videntes. Logo após, no átrio do Santuário, presidiu a Missa de canonização de Francisco e Jacinta diante de 500 mil fiéis, de acordo com informações das autoridades portuguesas.

Depois da Eucaristia, o Papa dirigiu umas palavras a um grupo de enfermos, aos quais assegurou que Cristo compartilha seus sofrimentos.  Então, abençoou-os com o Santíssimo Sacramento, gesto que repetiu ante os milhares de fiéis.

Confira também: