Ao receber os participantes no Simpósio de Professores Universitaários sobre o tema “A família na Europa, fundamentos, experiências e perspectivas”, o Papa João Paulo II reafirmou o valor das instituições do matrimônio e da família como “realidades que derivam da sábia vontade de Deus” e ressaltou que “o futuro da Europa depende da família”.

O Santo Padre referiu-se à importância do tema do encontro e explicou que “se pode dizer que  a família é o espelho da sociedade, e portanto, também da Europa que está sendo construída. A evolução da família é e será o indicador mais importanet dos desenvolvimentos culturais e institucionais do continente”.

“No primeiro milênio o encontro entre o direito romano e a mensagem cristã deu lugar ao que podemos chamar o modelo europeu de família, difundido extensamente nas Américas e na Oceania”, disse o Papa e acrescentou que  “a meados do século passado, nas comunidades social e economicamente mais desenvolvidas surgiram com força  fenômenos sintomáticos de uma crise profunda, com as conseqüências que hoje conhecemos”.

“Frente a esta crise –continuou o Pontífice– a família sempre fou um  elemento de coesão e de força, e inclusive quando foi duramente criticada, foi objeto de aspirações, desejos, projetos e nostalgias”.

O Papa ressaltou que, entretanto, “a questão central é esta: Ainda se pode falar de um modelo de família? A Igreja está convencida de que no atual contexto é mais necessário que nunca reafirmar as instituições do matrimônio e da família como realidades que derivam da sábia vontade de Deus e que revelam planamente seu significado e seu valor dentro do desígnio criador e salvador”.

Finamente, o Santo Padre manifestou a esperança de que o Simpósio “contribuisse  para que na Europa de hoje e do futuro a família possa desempenhar adequadamente o papel que lhe corresponde por sua grandíssima dignidade”. O evento se celebra de 24 a 27 de junho em Roma no contexto do Ano Internacional da Família.