Nos últimos 10 anos, o Santuário de Fátima, em Portugal, percebeu um aumento no número de peregrinos de todo o mundo que o visitam, especialmente neste ano, quando se realizará as celebrações dos 100 anos das aparições da Virgem de Fátima.

“Nos últimos anos aumentou o número de peregrinos”, assegurou à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – o Dr. Pedro Valinho Gomes, diretor de serviços de peregrinação do Santuário de Fátima.

Valinho disse que, embora tenha havido um aumento durante os últimos 3 a 4 anos, enquanto realizavam os preparativos para a celebração do centenário das aparições de Fátima, o número de visitantes ao Santuário aumentou constantemente durante algum tempo.

Acrescentou que houve entre “5 e 6 milhões de peregrinos” por ano, um cálculo que foi feito a partir do número de pessoas que participam nas diferentes atividades que o santuário oferece, embora existam muitas pessoas que passam pelo local sem se registrar nem participar de alguma celebração formal.

Embora as razões do aumento sejam muitas, Valinho disse que isso pode ser visto como uma resposta não só ao aniversário do centenário, como também à “relevância da mensagem de Nossa Senhora à luz das diversas crises que o mundo enfrenta”.

Apesar de a maioria dos peregrinos serem provenientes de Portugal e Espanha, Valinho disse que um grande número é do resto da Europa, especialmente da Polônia e da Itália.

“Acreditamos que existe uma forte ligação entre a Polônia e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, através da presença de João Paulo II”, disse e acrescentou que um grande número também é da América, especialmente dos Estados Unidos e do Brasil.

Entretanto, Valinho assinalou que o número de grupos e peregrinos da Ásia também aumentou significativamente, “algo novo, que começou nos últimos 10 anos”.

“Realmente aumentou o número ao ponto de estar entre os dez melhores grupos”, disse, explicando que o número de peregrinos da Coreia do Sul é um dos mais altos, com pelo menos um grupo quase semanalmente. Também se somam os peregrinos das Filipinas, da Índia e até mesmo da China.

Em termos de números para a visita do Papa Francisco a Fátima nos dias 12 e 13 de maio, Valinho disse que não fizeram nenhum tipo de previsão oficial, embora outras fontes do Santuário tenham dito que esperam aproximadamente 800.000 peregrinos para a Missa do Pontífice e a Vigília na noite anterior.

O diretor acrescentou que muitos grupos já se inscreveram “desde os primeiros meses de 2017” e estão “sentindo um aumento exponencial dos grupos registrados no Santuário em janeiro, fevereiro e meses seguintes”, por isso, esperam que “maio seja um mês maravilhoso com muitos peregrinos”.

Confira também: