Em um discurso dirigido aos participantes da Primeira Assembleia Plenária da Secretaria para a Comunicação, realizada no Vaticano entre os dias 3 e 5 de maio, o Papa Francisco incentivou os responsáveis deste novo Dicastério a continuar trabalhando para adaptar os sistemas de comunicação da Igreja ao novo contexto digital.

Na audiência concedida aos membros do novo Dicastério no Palácio Apostólico, o Santo Padre pediu “que o critério orientador siga sendo apostólico e missionário, com uma atenção especial às situações de pobreza e dificuldade, na consciência de que também elas hoje devem ser enfrentadas com soluções adequadas”.

“Assim, é possível levar o Evangelho a todos, valorizar os recursos humanos, sem substituir a comunicação das Igrejas locais, e ao mesmo tempo, ajudar as comunidades eclesiais que mais precisam”.

Esta Primeira Assembleia Plenária se reuniu com o objetivo de aprofundar a compreensão mútua e examinar os passos realizados até agora por este Dicastério e para refletir sobre a cultura digital.

Trata-se de “estudar critérios e modalidades novas para comunicar o Evangelho da misericórdia a todas as pessoas, no coração das várias culturas, através dos meios de comunicação que o novo contexto cultural digital coloca à disposição”, explicou o Pontífice.

O Santo Padre esclareceu que a Secretaria para a Comunicação não é uma “coordenação ou fusão de Dicastérios precedentes, mas uma instituição ex novo” a fim de responder ao novo contexto digital da comunicação.

O Papa recordou que no passado “toda modalidade de comunicação tinha seus próprios canais. Toda forma expressiva tinha seu próprio medium: palavras escritas, jornal e livros, imagens, fotografias, cinema e televisão, palavras proferidas, música, rádio e CDs. Todas essas formas de comunicação hoje são transmitidas com um único código do sistema binário”.

“O L'Osservatore Romano, que a partir do próximo ano – assim como a Livraria Editorial Vaticana – irá fazer parte do novo Dicastério, deverá encontrar uma modalidade nova e diferente para alcançar um número de leitores superior ao que consegue realizar no formato de papel. A Rádio Vaticano, que há anos se tornou um conjunto de portais, deve ser repensada segundo novos modelos e se adequar às modernas tecnologias e necessidades de nosso tempo”.

A Secretaria para a Comunicação foi instituída em 27 de junho de 2015, por iniciativa do Papa Francisco, através do Motu Proprio “O atual contexto comunicativo”. Portanto, no dia 27 de junho deste ano completará dois anos.

Trata-se de um novo Dicastério da Cúria Romana ao qual concedeu a competência de reestruturar “todas as realidades que, em diferentes modos, são responsáveis pela comunicação até hoje”.

Seu objetivo, portanto, é oferecer uma nova abordagem para ajudar que o sistema comunicativo da Santa Sé seja mais eficaz conforme as novas exigências culturais e necessidades evangélicas e pastorais apresentadas no mundo de hoje.

No novo Dicastério serão unificados os diferentes serviços de comunicação da Santa Sé em um processo que ainda não acabou. Estes são Serviços: o Centro Televisivo Vaticano, a editora do Vaticano, L'Osservatore Romano, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Rádio Vaticano, o periódico oficial da Santa Sé, o Serviço Fotográfico, o Serviço de Internet Vaticano e a Tipografia Vaticana.

Confira também: