A Nunciatura Apostólica no Equador emitiu um comunicado no qual expressa seu agradecimento à Conferência Episcopal Equatoriana e ao Arcebispo de Quito, Dom Raúl Vela, por ter saído ao encontro dos recentes ataques contra o clero e a hierarquia da Igreja perpetrados pelos sacerdotes espanhóis da Paróquia Santa María do Inti, Miguel Olmedo e José Luis Molina.

No documento agradece à “Conferência Episcopal Equatoriana por sua declaração de resposta a essas afirmações e sua expressão de grande amor e afeto para o Sucessor de Pedro, o Vigário de Cristo na Terra, assim como também seu apoio incondicional ao Arcebispo de Quito com sua proximidade aos sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis deste formoso país”.

Deste modo agradece ao “povo de Equador por sua tradição de fidelidade ao Papa em sua vida de serviço e entrega e que foram particularmente evidentes com ocasião da visita de Sua Santidade João Paulo II ao Equador e mais recentemente nos momentos de sua grave enfermidade e falecimento, manifestando logo esta tradição de proximidade ao Sucessor de São Pedro na pessoa de Sua Santidade Bento XVI”.

Também expressa “sua dor pelos citados pronunciamentos negativos (dos sacerdotes espanhóis) precisamente porque não concordam com a tradição deste Povo de Deus na sua permanente e nunca desmentida fidelidade ao Sucessor de São Pedro”.

Finaliza o comunicado expressando "votos e orações para que, seguindo os caminhos da concórdia, o diálogo e a obediência religiosa à autoridade legitimamente constituída, obtenha-se a solução dos problemas”.