O Papa Francisco expressou sua solidariedade ao Cardeal Jorge Urosa Savino, Arcebispo de Caracas, ante a agressão antirreligiosa e antieclesial que sofreu recentemente durante a celebração de uma Missa na Basílica de Santa Teresa.

Segundo informou na terça-feira o Escritório de Informação da Arquidiocese de Caracas, o Purpurado fez esta revelação durante uma entrevista ao jornal ‘El Nuevo País’. O Arcebispo indicou que na semana passada o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, ligou para ele e transmitiu a solidariedade do Pontífice.

“Devo dizer com alegria que recebi (...) um telefonema de Pietro Parolin”, disse o Cardeal Urosa.

Indicou que durante o telefonema “o Cardeal Parolin manifestou a sua solidariedade e a do Santo Padre devido à agressão antirreligiosa e antieclesial que ocorreu na Basílica do Nazareno, que devo dizer, foi insólita e intolerável”.

Em 12 de abril, uma multidão chavista tentou agredir o Arcebispo no final da Missa. Graças à proteção dos fiéis, sacerdotes e seminaristas, o Purpurado chegou a salvo na sacristia da igreja.

Jornalistas locais denunciaram que os oficiais da Polícia Nacional Bolivariana (PNB) demoraram a controlar os violentos simpatizantes do governo.

O Cardeal Urosa também disse que “o Santo Padre continua pendente” da situação na Venezuela, que nas últimas semanas tem sido vítima de novas manifestações de rua contra o regime de Nicolás Maduro.

“O Santo Padre no Domingo de Ramos defendeu a busca das soluções políticas dos problemas no Paraguai e na Venezuela. O Papa está pendente disso”, disse o Arcebispo.

Por sua parte, segundo informou o ‘Guardián Católico’, uma fonte próxima do Episcopado venezuelano disse que “o gesto do Papa Francisco pode ser considerado como uma expressão concreta de unidade entre a Igreja venezuelana e o Vaticano. Não há nenhuma diferença entre a Conferência Episcopal Venezuelana e o Vaticano”.

“Sua saudação ao Cardeal Urosa é um reconhecimento a todos os bispos, e acontece justo em um momento de muita tensão e os conflitos no país”, afirmou a fonte.

Confira também: