Cerca de 370 bispos brasileiros estarão reunidos entre os dias 26 de abril e 5 de maio, em Aparecida (SP), onde lançarão o olhar sobre a questão da “Iniciação à vida cristã”, que será o tema central da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Conforme o presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, explicou ao portal A12 do Santuário de Aparecida, os prelados irão “recordar que estão em vigor as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja e nelas uma das cinco prioridades é a Igreja como casa da iniciação cristã”.

Então, indicou, “a Assembleia deste ano pretende trabalhar de maneira especial esse desafio”.

“A iniciação cristã se aplica àqueles que estão sendo iniciados na fé, sejam crianças, adultos, ou jovens. Nós estamos precisando dar mais atenção à iniciação cristã, isto é, à catequese primeiramente, mas também aos ritos de iniciação cristã, a começar do Batismo que precisa ser mais valorizado, melhor preparado e vivenciado”, acrescentou.

Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de católicos batizados no mundo, segundo o Anuário Pontifício 2017 e o Anuarium Statisticum Ecclesiae 2015, do Departamento Central de Estatística da Igreja do Vaticano. São 172,2 milhões de católicos no país, número que representa 26,4% dos católicos do continente americano.

Tendo em vista a Assembleia Geral com foco no tema da iniciação à vida cristã, uma comissão especialmente presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, foi designada para produzir o texto que será apreciado e acrescido pelos bispos do Brasil.

Após a análise e aprovação do texto por parte dos bispos brasileiros, este será publicado como um documento da CNBB.

Além disso, outros temas estarão na pauta da Assembleia deste ano, tais como o atual cenário político brasileiro, a conjuntura eclesial após os 10 anos da conferência de Aparecida, o próximo Sínodo dos Bispos de 2018 que terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, entre outros.

Como o Brasil vive o Ano Nacional Mariano, em comemoração pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, este também será um tema pertinente na Assembleia.

Várias atividades serão realizadas para marcar os 300 anos da imagem de Aparecida e também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima ao longo da 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil.

A Missa do sábado dia 29 de abril, às 7h30, será dedicada à Nossa Senhora, com entronização da imagem, cantos e homilia especial. À noite, às 20h, encerrando o Retiro dos Bispos, acontece a peregrinação, procissão e celebração Mariana. Uma Sessão Mariana a ser realizada, dia 04 de abril, às 18h, encerra as comemorações durante a 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil.

Confira também: