Um jornal local destacou o impulso e a fidelidade de dois sacerdotes espanhóis que diariamente lutam para que um singelo bairro da capital colombiana conte com seu próprio templo.

Os padres Juan Jesus Sánchez e Miguel Abril chegaram em janeiro passado ao bairro Casa Linda, ao sul de Bogotá, por encargo do Arcebispado para fundar a paróquia Madre Teresa de Calcuta.

Segundo a reportagem publicada pelo jornal El Tiempo, antes de celebrar a primeira Missa dominical, um dos sacerdotes com ajuda de algumas mulheres do bairro deveram limpar “a urina que as turmas lhes deixam durante a noite em uma espécie de coberta com piso de tábuas a qual chamam a concha acústica”.

Logo transladam a mesa que serve de altar, o missal e outros elementos litúrgicos. Os assentos chegam com os paroquianos.

A cem metros mais ou menos da concha acústica se localiza o salão comunal, emprestado pela junta local, e serve como sacrário, “sacristia, despacho paroquial, lojinha, centro de catequese, confessionário e, durante a semana, de capela para as 20 ou 30 pessoas que assistem à Missa diária das 18h”.

“Aqui não há sinos. Não há igreja. Nem sequer há um lote para edificar o templo. Os habitantes conhecem os horários das missas e sabem que se chover forte, a celebração se suspende e o sacerdote e seus coroinhas têm que correr de volta com os trecos”, indica o jornal.

Quando chegaram em janeiro deviam dormir nas casas dos padres de outras paróquias. Agora têm uma casinha alugada, vivem “ao dia” e os vizinhos os convidam a almoçar nas suas casas.

“Nos últimos dias, com o aumento dos aguaceiros também aumentaram as preocupações do padre Sánchez. Teme que a chuva afugente aos fiéis dominicais. Além disso, conta o sacerdote, um domingo, junto com o cheiro de xixi, acharam restos de garrafas de aguardente e vinho e dois ratos mortos sobre o soalho de cimento onde se coloca o altar”, informa o jornal.

Nada parece deter estes missionários, que estão convencidos em poder obter seu objetivo: construir um templo para sua paróquia.