O Papa Francisco nomeou Michael P. Warsaw, Presidente do Diretório e Diretor Executivo da EWTN, Consultor da Secretaria para a Comunicação do Vaticano.

A Secretaria para a Comunicação foi instituída pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “O atual contexto comunicativo” no dia 27 de junho de 2015 e seu Prefeito é Mons. Dario Edoardo Viganò.

Este Dicastério da Cúria Romana tem a missão de reestruturar, através de um processo de reorganização e agrupamento, “todas as realidades que, em diferentes modos, são responsáveis pela comunicação até hoje”, a fim de “responder melhor às exigências da missão da Igreja”. Deste modo, pretendem reformular o sistema de comunicação da Santa Sé.

"Estou extremamente honrado pela nomeação do Santo Padre", afirmou Michael Warsaw. "Este é um tremendo reconhecimento do papel da EWTN na Igreja no mundo todo. Estou grato ao Papa Francisco pela sua confiança e desejo poder servir a Igreja Universal neste cargo", disse.

Michel P. Warsaw é jornalista há mais de 35 anos e trabalha para a EWTN desde 1991. Desde então, supervisiona a programação e a produção de televisão, rádio e internet da EWTN, a pedido da sua fundadora, Madre Angélica, que morreu há um ano.

Em 2000, foi nomeado Presidente da EWTN Global Catholic Networks, cargo que exerceu até 2013 e, em 2009, foi nomeado CEO. Em 2013, foi nomeado Presidente do Conselho Administrativo. Também é editor do National Catholic Register desde que a EWTN ficou responsável por este jornal, em 2011.

Entre os veículos de comunicação da EWTN estão o Grupo ACI, formado pelas agências ACI Prensa, ACI Stampa, ACI Digital, Catholic News Agency e CNA Deutsch. Há 36 anos, seu sinal de televisão é transmitido 24 horas por dia, nos sete dias da semana, a mais de 250 milhões de espectadores em 145 países. A EWTN conta ainda com serviços de rádio, transmitindo em AM e FM para os Estados Unidos e através de afiliados em diversos países, possui o maior site católico dos Estados Unidos, o jornal impresso National Catholic Register e a editora de livros EWTN Publishing. 

Notícia atualizada às 14:51h, Horário de Brasília (GMT-03). 

Confira também: